RAIO X DO RH DO ABC

ARTICLE TOP AD

Nome: Ana Maria Cosme Penarotti

Cargo:  Sócia Diretora

Empresa: Tríax Treinamento e Desenvolvimento Humano

Rede de Gestores: Fale um pouco sobre você, sua formação e experiências.

Ana Penarotti : Minha primeira formação é Pedagogia, sou filha de professora e desde cedo tinha clareza  que queria trabalhar com pessoas, aliás, antes de ser pedagoga, estudei magistério mas trabalhava na área contábil, em um importante multinacional. Imagina você, uma pessoa que gosta de gente e de sociabilizar, trabalhando com números, gráficos e dados e sem poder conversar muito, claro que eu não era feliz, com isso em um determinado momento da vida, decidi procurar emprego na área de RH, e fui ser feliz, talvez uma das decisões importantes da minha vida.

Naquela época eu não sabia o que era “Talento” e  não sabia que existiam ferramentas de autoconhecimento e que podem mostrar aos indivíduos e as organizações, aquilo que eles têm de melhor, e que as pessoas podem ser felizes e com isso são mais produtivas.

Rede de Gestores: Me conte que ferramentas são essas e como as organizações podem utilizá-las?

Ana Penarotti: Existem várias ferramentas de Assessment disponíveis no mercado, me identifico muito com a ferramenta DISC, que analisa o comportamento a partir de 4 fatores, a dominância, a influência, a estabilidade e a conformidade, todos nós possuímos todas os comportamentos mas acessamos aqueles que nos são mais agradáveis, mais confortáveis. A partir daí identificamos os talentos das pessoas.

Hoje uma das principais queixas das organizações está relacionada com o desempenho, comprometimento e a motivação de seus colaboradores, quando fazemos o Assessment, identificamos pessoas  muito talentosas e que não usam seus talentos nas áreas que atuam  e acabam por ficar estressadas e infelizes, esta é uma excelente ferramenta de tomada de decisões gerenciais.

Rede de Gestores: O que significa Assessment?

Assessment em inglês, significa avaliação mas no ambiente corporativo vem sendo utilizado como uma ferramenta de gestão profissional e tomada de decisões. É uma metodologia que pode ser utilizada em conjunto com outras mais tradicionais como entrevistas e dinâmicas de grupo.

A partir do conhecimento de seus colaboradores, a organização é capaz de promover transferências internas e promoções  com mais segurança, além de dar ao colaborador a oportunidade do autoconhecimento, com isso a empresa ganhará em termos de produtividade e melhoria de resultados por que efetivamente terá colaboradores certos nos lugares certos.

Rede de Gestores: Um indivíduo que esteja em transição de carreira,  ou que não esteja feliz no trabalho ou ainda alguém recém formado e em fase de definição de carreira? Mesmo não estando vinculado a nenhuma organização pode passar pelo processo de autoconhecimento?

Ana Penarotti: Claro, tem sido muito comum profissionais contratarem o processo de coaching , sem o vinculo com a organização e uma das primeiras etapas do processo, é o autoconhecimento. Aplicamos a ferramenta DISC e ele recebe uma devolutiva individual com aproximadamente 2 horas de duração para identificar seu Talento e as oportunidades de desenvolvimento.

Rede de Gestores:  Como a Tríax trabalha ?

 

Ana Penarotti:  tenho uma sócia, a Fernanda Dutra, ela tem formação em Artes Plásticas e eu em Pedagogia, juntas construímos dinâmicas e exercícios utilizando a arte, sem perder o foco no desenvolvimento interno, a arte nos faz conectar com a nossa missão, contribui com a percepção da nossa identidade e por que estamos aqui… usamos muito a arte em processos de coaching, treinamento e consultoria em gestão de pessoas.

Rede de Gestores:  Quem é a Triax então?

 

Ana Penarotti: A Triax nasceu a 6 anos, com foco em treinamento mas percebíamos muitas vezes, quando fazíamos diagnóstico, que o principal problema das organizações muitas vezes estavam no âmbito da identidade ou nas relações entre colaboradores e gestores daí começávamos a trabalhar com Gestão de Pessoas como um todo. Hoje trabalhamos com Assessment, desenvolvimento de politicas de gestão de pessoas, implantação de Acompanhamento de Desempenho e criação de cultura de feedback, treinamentos, palestras e coaching.

 

 

Rede de Gestores: Por que TRIAX?

Ana Penarotti: Triax vem da tríade corpo, mente e identidade, acreditamos que o indivíduo integral deve se desenvolver nestas 3 aspectos, que engloba desenvolver a mente, o espiritual, o emocional e o físico. Tudo se desenvolve e passa por modificações no ser humano. Se pretendo mudar comportamento devo levar em consideração todos os aspectos inclusive o social, ninguém muda o comportamento apenas com o conhecimento no cognitivo, um conhecimento pra gerar mudanças deve passar pelo emocional e pelo querer.

Rede de Gestores: Vocês são escritoras também???

Ana Penarotti : Já escrevemos diversos artigos sobre desenvolvimento de pessoas e sobre nossas experiências como consultoras.

Estamos utilizando o Storytelling em nossos treinamentos, criamos estórias que levem o indivíduo a agir e a se transformar.

Somos co autoras do Livro PNL & Coaching e estamos escrevendo nosso livro, falando de nossas metodologias.

ARTICLE BOTTOM AD