Procon de Santo André fecha primeiro semestre com 5.704 atendimentos

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 Balanço foi divulgado pelo órgão de defesa do consumidor, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos; telefonia continua na lideranças das queixas

O Procon de Santo André, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, registrou queda de atendimentos no primeiro semestre deste ano. No total, foram 5.704 registros contra 6.928 no mesmo período de 2013. Os números representam uma diminuição de 21,4%. No entanto, as principais reclamações por parte do consumidor continuaram nos serviços essenciais relativos às telefonias fixa (872) e celular (534), principalmente por cobranças indevidas e/ou abusivas.

O Procon apontou ainda, no balanço de janeiro a junho deste ano, queixas em outras áreas, como Assuntos Financeiros, com os cartões de crédito na liderança com 517 reclamações por cobrança indevida. No setor de Produtos, o destaque ficou para microcomputador/informática, com 244 atendimentos, essencialmente por problemas quanto à garantia (abrangência e cobertura).

A área da Habitação também foi motivo para o consumidor procurar pelo órgão de defesa andreense, com 142 atendimentos contra construtoras e incorporadoras. Mais uma vez, a motivação ficou por conta de dúvidas de cobranças. Os serviços privados, casos de seguros, contribuíram para 106 queixas formalizadas in loco no Procon, principalmente por motivos de contrato, rescisão e alteração unilateral de cláusulas.

E para finalizar o ranking das principais reclamações, referentes ao primeiro semestre, os planos de saúde regulamentados não poderiam ficar de fora da lista. Ao todo, 98 atendimentos foram realizados para dúvidas sobre cobertura e/ou não cobertura de exames e consultas, além da abrangência geográfica.

PERFIL – No primeiro semestre deste ano, o perfil do consumidor de Santo André apontou predominância da faixa etária entre 31 e 40 anos, com 2.187 queixas registradas no sistema, seguida de reclamações feitas por pessoas entre 41 e 50 anos, e 51 e 60 anos. O que representa um público essencialmente adulto.

Quanto ao sexo, praticamente homens e mulheres procuraram o Procon quase que na mesma proporção. Porém, houve ligeira vantagem para a ala feminina, com 4.925 reclamações, que representaram 4.925 do total de atendimentos de janeiro a junho (5.704).

Para o advogado Marco Aurélio Ferreira dos Anjos, diretor do Departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor de Santo André, popularmente conhecido como Procon, o consumidor está cada vez mais exigente na hora de comprar e mais ciente de seus direitos. “Avalio que isso se deva pela facilitação do acesso à informação, principalmente pela popularização da internet com sites, blogs e redes sociais”, apontou.

O diretor ressaltou ainda que, apesar de a pessoa estar mais consciente de seus direitos, a melhoria da relação entre consumidores e fornecedores está diretamente ligada a alguns princípios regentes do Direito do Consumidor, como a boa fé de parte a parte; o cumprimento das ofertas feitas pelo mercado de consumo e o continuo combate às práticas abusivas e/ou enganosas, entre outras.

Para casos de primeiro atendimento, a pessoa deve se dirigir à sede do Procon, localizada na rua Arnaldo, 49, na Vila Bastos, em Santo André. Neste caso, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com distribuição de senhas para limitar o número de atendimentos – cerca de 50 por dia. Não existe agendamento prévio.

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