Balanço foi divulgado pelo órgão de defesa do consumidor, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos; telefonia continua na lideranças das queixas
O Procon apontou ainda, no balanço de janeiro a junho deste ano, queixas em outras áreas, como Assuntos Financeiros, com os cartões de crédito na liderança com 517 reclamações por cobrança indevida. No setor de Produtos, o destaque ficou para microcomputador/informática, com 244 atendimentos, essencialmente por problemas quanto à garantia (abrangência e cobertura).
A área da Habitação também foi motivo para o consumidor procurar pelo órgão de defesa andreense, com 142 atendimentos contra construtoras e incorporadoras. Mais uma vez, a motivação ficou por conta de dúvidas de cobranças. Os serviços privados, casos de seguros, contribuíram para 106 queixas formalizadas in loco no Procon, principalmente por motivos de contrato, rescisão e alteração unilateral de cláusulas.
E para finalizar o ranking das principais reclamações, referentes ao primeiro semestre, os planos de saúde regulamentados não poderiam ficar de fora da lista. Ao todo, 98 atendimentos foram realizados para dúvidas sobre cobertura e/ou não cobertura de exames e consultas, além da abrangência geográfica.
PERFIL – No primeiro semestre deste ano, o perfil do consumidor de Santo André apontou predominância da faixa etária entre 31 e 40 anos, com 2.187 queixas registradas no sistema, seguida de reclamações feitas por pessoas entre 41 e 50 anos, e 51 e 60 anos. O que representa um público essencialmente adulto.
Quanto ao sexo, praticamente homens e mulheres procuraram o Procon quase que na mesma proporção. Porém, houve ligeira vantagem para a ala feminina, com 4.925 reclamações, que representaram 4.925 do total de atendimentos de janeiro a junho (5.704).
Para o advogado Marco Aurélio Ferreira dos Anjos, diretor do Departamento de Assistência Judiciária e Defesa do Consumidor de Santo André, popularmente conhecido como Procon, o consumidor está cada vez mais exigente na hora de comprar e mais ciente de seus direitos. “Avalio que isso se deva pela facilitação do acesso à informação, principalmente pela popularização da internet com sites, blogs e redes sociais”, apontou.
O diretor ressaltou ainda que, apesar de a pessoa estar mais consciente de seus direitos, a melhoria da relação entre consumidores e fornecedores está diretamente ligada a alguns princípios regentes do Direito do Consumidor, como a boa fé de parte a parte; o cumprimento das ofertas feitas pelo mercado de consumo e o continuo combate às práticas abusivas e/ou enganosas, entre outras.
Para casos de primeiro atendimento, a pessoa deve se dirigir à sede do Procon, localizada na rua Arnaldo, 49, na Vila Bastos, em Santo André. Neste caso, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com distribuição de senhas para limitar o número de atendimentos – cerca de 50 por dia. Não existe agendamento prévio.