Prefeitura inaugura décimo ecoponto na cidade; desta vez no Riacho Grande

ARTICLE TOP AD

São Bernardo do Campo passou a contar neste sábado (13) com o 10º ecoponto, espaço onde são descartados materiais destinados à reciclagem. A área localizada na Rua Marcílio Conrado, 600, no Riacho Grande, foi entregue à população pelo prefeito e pelo secretário de Serviços Urbanos, nesta manhã. O mais novo espaço recebeu caçambas para entulho e material reciclável e tem espaço reservado para armazenar material volumoso, como madeiras, sobras de cama, sofás, armários e guarda-roupas.
A ação faz parte do sistema integrado de manejo de resíduos sólidos, que engloba a coleta seletiva porta a porta, Ecoponto e Ponto Limpo, entre outras ações. No caso do último, o espaço é destinado exclusivamente ao descarte de resíduos orgânicos. O serviço beneficiará principalmente locais onde o caminhão de coleta não consegue chegar.
Os outros nove pontos de coleta em funcionamento na cidade estão situados nos bairros Jardim Regina/João de Barro, Rudge Ramos, Parque dos Pássaros, Dos Casa, Montanhão, Divinéia, Batistini, Três Marias e Taboão.
Nesses espaços, exceto lixo orgânico e entulho, tudo o que é coletado – como lata, papel, plástico e papelão – é direcionado às duas cooperativas de reciclagem da cidade. Os ecopontos não recebem pneus, podas de árvores, produtos químicos, lâmpadas e resíduos eletrônicos.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, os ecopontos são importante ferramenta para acabar com os 200 pontos de descarte irregular de lixo na cidade. Durante a entrega do espaço no Riacho, ele destacou a importância da participação da comunidade. “Todo programa ambiental precisa de adesão da sociedade. Não adianta fazer se as pessoas não se motivarem, não levarem o material a ser descartado para o local correto.”
Os ecopontos têm por objetivo eliminar os cerca de 200 pontos de descarte irregular de lixo em São Bernardo. A meta da Prefeitura é instalar 30 equipamentos na cidade até o próximo ano.

ARTICLE BOTTOM AD