PREFEITURA DE SÃO CAETANO DISTRIBUI TABLETS A 869 ESTUDANTES

A Prefeitura de São Caetano do Sul distribuiu na noite de segunda-feira (19/10), em cerimônia no Teatro Paulo Machado de Carvalho, tablets a 869 estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais em 2014. A ação da administração tem como objetivo auxiliar os jovens sulsancaetanenses na nova fase de vida escolar.

“Essa entrega é o cumprimento de uma promessa que fizemos aos estudantes. Eles estão recebendo gratuitamente os tablets para fazerem o máximo proveito da tecnologia em seus estudos, ajudando no aprendizado no Ensino Médio”, explicou o prefeito Paulo Pinheiro. “É por conta de ações como essas que São Caetano ganhou o prêmio de melhor cidade do Brasil em Acesso Digital ao Conhecimento, concedido pela IstoÉ e a agência Austin Rating. Essa qualidade em tecnologia é o que muitas cidades gostariam de ter”, concluiu.

Os alunos que receberam os dispositivos eletrônicos elogiaram a ação da Prefeitura. Ana Paula Scalice, estudante da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão, já sabe o que fará com seu tablet: cultivar o hábito da leitura. “Eu vou dividir o tablet com a minha mãe. Nós duas lemos bastante e vamos poder baixar vários livros no aparelho.”

Muitos jovens informaram que vão compartilhar o uso do tablet com suas famílias. Amanda Mendes, que se formou no 9º ano na EMEF Prof. Rosalvito Cobra e agora estuda na EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão, explicou que a mãe já se interessou em utilizar com ela o dispositivo. Já Lucas Cardoso, ex-aluno da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva e atualmente no Alcina, vai permitir que o irmão mais novo também se beneficie do tablet.

Além dos dispositivos entregues aos alunos que já se formaram, a Prefeitura está equipando as escolas municipais com outros 6.300 tablets para uso em sala de aula por estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental – para as crianças do 1º ao 4º ano, as escolas de São Caetano disponibilizam netbooks. Estas iniciativas fazem parte do esforço da administração para oferecer ferramentas pedagógicas que auxiliem no aprendizado das crianças e jovens sulsancaetanenses.

“A Educação de São Caetano é de excelência. Investimos na tecnologia nas escolas municipais porque não podemos deixar nossos alunos para trás. Essas ferramentas nunca vão substituir os professores, mas podem contribuir no processo ensino-aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, que citou diversas ações da Prefeitura na área. “Atendemos os moradores dos quatro meses de idade até o Ensino Superior, inclusive com bolsas de estudo integrais. Nossos alunos podem competir em pé de igualdade com jovens de qualquer lugar.”