PREFEITURA AMPLIA OFERTA DE MEDICAMENTOS EM SÃO CAETANO

A sensibilidade e o olhar humano aos pacientes são características da rede municipal de Saúde de São Caetano do Sul. E o compromisso do prefeito Paulo Pinheiro com a qualidade dos serviços prestados no setor já acumula resultados amplamente significativos. Um exemplo é a oferta de medicamentos disponíveis na Atenção Básica. São mais de 900 itens distribuídos gratuitamente à população, mais que o dobro da maioria das cidades da região.

Estas centenas de remédios garantem o tratamento em casos de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras dezenas de enfermidades. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na rede de farmácias populares. As prateleiras estão cheias.

“Como médico, sei que o paciente precisa ser tratado com terapias, remédios e, acima de tudo, respeito. Estamos acumulando conquistas importantes na Saúde, que é o maior desafio de um gestor público no Brasil”, ressalta Paulo Pinheiro.

A doação de 18 computadores de última geração pelo Ministério da Saúde, em agosto, possibilitou a modernização e ampliação do sistema de atendimento farmacêutico. Com isso, dentro da estratégia do Programa Fila Zero, o processo logístico nas UBSs ganhou ainda mais agilidade e eficiência.

São Caetano possui dois Centros de Distribuição de Medicamentos, um no Hospital São Caetano e outro pela Fundação do ABC, que abastecem as UBSs e as farmácias hospitalares. Com a doação dos equipamentos, a Saúde ganhou mais qualidade na entrega dos remédios e na informação aos pacientes.

Além da distribuição de medicamentos normalizada, com os estoques das UBSs abastecidos, a rede municipal de Saúde de São Caetano é a única da região sem déficit de profissionais. São 600 médicos, que integram o quadro completo de funcionários, fundamental para o rápido atendimento aos pacientes, seja para a realização de consultas, exames ou cirurgias.

A agilidade ficou ainda maior com o lançamento do Programa Fila Zero, em maio, com duas vertentes: Mutirões e o Saúde em Movimento, com o atendimento realizado em três unidades móveis (Odontologia e Oftalmologia). Nos cinco mutirões realizados até aqui, já foram contabilizados 7.000 atendimentos. E a fila de espera por consultas em 20 especialidades foi zerada. O próximo está agendado para o dia 19 de setembro.

Terceiro Turno – Em julho, a Prefeitura lançou o Programa Terceiro Turno, que amplia o horário de funcionamento das UBSs até as 23h. Antes, atendiam somente até as 17h. O modelo já é adotado na UBS Nair Spina Benedicts (Bairro Oswaldo Cruz) e no Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Boa Vista).

Com o Terceiro Turno, há o atendimento de demanda espontânea, oferecendo mais comodidade aos pacientes e desafogando os hospitais. Também é realizada a distribuição de medicamentos aos pacientes. O programa será estendido a outras quatro unidades até o fim deste ano.

A partir da segunda quinzena deste mês, além da Clínica Geral e da Pediatria, o Programa Especialista Perto de Você disponibilizará médicos nas cinco especialidades de maior demanda na cidade em agenda aberta, sem a necessidade de marcar consulta: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia/Neurocirurgia e Otorrinolaringologia.