Prefeito apresenta projeto de canalização de córregos aos moradores da Região do Demarchi

O prefeito de São Bernardo do Campo,acompanhado do secretário de Serviços Urbanos apresentou aos moradores da Região do Demarchi, mais uma etapa do Projeto Drenar. No encontro, realizado na manhã deste sábado (27) no Salão Comunitário da Paróquia Santa Maria Demarchi, o chefe do Executivo explicou aos presentes o projeto de obras de canalização de trechos dos córregos Capuava e Ribeirão dos Meninos. O vice-prefeito, assim como várias lideranças e políticos da cidade também estiveram no evento.

A intervenção minimizará os impactos causados pelas enchentes na região beneficiando cerca de 55 mil pessoas. O investimento da Administração é de R$ 31 milhões. A obra teve seu início efetivo em janeiro deste ano e a previsão de término é para junho de 2014.

“Essas são obras estruturantes que irão melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Bernardo. Nos empenharemos em concluir as intervenções o mais rápido possível, com o mínimo de transtorno”, ressaltou o prefeito, que aproveitou o momento e convidou todos os presentes a participarem do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que começa no próximo dia 2 de maio, às 19h, no Centro de Referência do Idoso (CRI), com os segmentos da sociedade civil.

A Região do Bairro Demarchi possui um núcleo residencial às margens direita dos dois córregos formado pelos Parques Terra Nova I e II e pelo Jardim Andrea Demarchi, além de um núcleo comercial e de prestação de serviços, nas suas margens esquerda, concentrados principalmente nas avenidas Maria Servidei Demarchi e Nicola Demarchi.

As áreas analisadas no projeto, tanto na travessia da Rua Schultz Wenk como a da Rua dos Cajazeiros, sofrem constantemente com inundações. Constatou-se que o principal agente causador das inundações é a obstrução das águas causada pelo pontilhão da Volkswagen. Já no córrego Capuava, tanto a travessia da Rua dos Cajazeiros como o canal apresentam seções insuficientes, devendo ser substituídos por seções maiores.

Durante a apresentação, o secretário de Serviços Urbanos destacou que todo o cronograma de obras será acompanhado de perto e que reuniões serão realizadas constantes com a população para informar o passo a passo da intervenção. 

Projeto Drenar – Lançado em março pelo prefeito Luiz Marinho, o programa Drenar é um conjunto de obras e outras intervenções que tem o objetivo de acabar com as enchentes, problema histórico do município e de toda a região do ABC. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 636 milhões na construção de piscinões na região da Vila Vivaldi e no Centro, além de obras de micro e macrodrenagem. É o maior contrato já assinado entre um município e a União via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. 

Desde 2009, a Administração iniciou uma série de levantamentos para identificar as principais áreas da cidade vulneráveis às inundações. Foram sinalizadas 23 áreas principais, como a região Central, da Vila Vivaldi, Avenida João Firmino, Rua Schultz Wenk, no Bairro Demarchi, e Rua Araraquara, no Bairro Jordanópolis.