Preço dos alimentos cai, mas Cesta Básica fica estável

ARTICLE TOP AD

Levantamento da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) detectou redução em 20 dos 34 itens pesquisados; variação foi de apenas 0,35%

Arroz, feijão, macarrão e carne de frango, alguns dos principais itens da alimentação do brasileiro, apresentaram queda de preços nesta semana (período compreendido entre os dias 6 e 12 de março), de acordo com levantamento semanal da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que estuda a variação de preços de 34 produtos que compõem a Cesta Básica. Estes itens estão entre os 20 produtos que apresentaram redução nesta pesquisa. Treze apresentaram alta e apenas um não sofreu alteração. Na média, a cesta básica permaneceu estável, já que a queda de preços foi de apenas 0,35%.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pela pesquisa, Fábio Vezzá de Benedetto, a redução poderia ser maior se não fossem levadas em conta as altas do grupo de hortifruti, que tem preços que variam muito devido a fatores climáticos. “O resultado reflete o momento econômico pelo qual passa o País. Atravessamos uma crise financeira que implica diretamente no consumo dos itens básicos, e a retração no consumo pressiona os preços neste momento”, explicou Vezzá.

 

O grupo de hortifrutigranjeiros teve alta de, em média, 3,62%, puxada principalmente por aumento de 17,86% no preço da batata, 5,44% no preço dos ovos e de 4,99% no do tomate. No grupo de alimentícios, a queda foi de, em média, 1,23%. As principais reduções no preço foram registradas no pacote de sal (-18,42%) e no do macarrão espaguete (-9,71%). Já o arroz ficou 3,85% mais em conta no período, o feijão ficou 1,87% mais barato e a carne de frango apresentou queda de 2,94%.

Os dados da Cesta Básica fazem pare da pesquisa semanal feita pela Craisa em 17 super e hipermercados das cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Foram feitas 578 tomadas de preço nessa semana, sendo que a pesquisa é baseada no consumo de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, em um período de 30 dias.

ARTICLE BOTTOM AD