Valor representa recuo de 2,37%; retração teve como causa a baixa nos valores cobrados pelos itens do grupo de frutas, verduras e legumes, principalmente os 16,81% na laranja
O custo para aquisição dos 34 itens que compreendem a cesta básica ficou R$ 13,11 menor nesta semana. De acordo com a pesquisa elaborada pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) este valor representa uma retração de 2,37% e teve como fator preponderante os produtos do grupo de frutas, verduras e legumes, principalmente os 16,81% na laranja, 13,42% para a banana, 12,68% no tomate, além dos 12,45% para a batata.
“A queda se deu pelo fato de que durante o período de temperaturas mais baixas como ocorre com o outono e inverno o consumo destes alimentos recua, somados a isso, alguns itens também começam a apresentar promoções durante a segunda quinzena do mês e isso também contribui para essa queda”, sugeriu o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pelo levantamento, Fábio Vezzá de Benedetto.
Já para justificar a alta no preço da cebola – ficou 10,12% mais cara –, o especialista atribui o fato a questão logística. “Como a partir de agora o item deverá ser trazido de regiões mais distantes, principalmente do Rio Grande do Sul e da Argentina, este processo deve continuar se refletindo nos preços”. Já no caso do feijão – outro item que mais subiu na semana 4,87% –, Vezzá afirma que com a chegada do inverno a tendência é de continuidade de preços mais altos uma vez que a safra durante esta estação do ano é menor por depender de irrigação que ainda está escassa.