Independência musical e o lançamento do primeiro Single
Caminhando ao lado da liberdade que as bandas independentes possuem de criar e trabalhar estão grandes desafios para se consolidar no cenário musical sem deixar sua ideologia de lado.
A responsabilidade de todas as escolhas sobre o que será produzido e apresentado para o público fica nas mãos dos próprios músicos, que são também produtores, assessores… acumulam funções e trabalham para que sua mensagem seja passada para o público da melhor forma possível.
É exatamente nesse formato que o Planeta D atua, uma grande equipe engajada em trazer para perto seu público, em um movimento musical formada por quem faz música e por quem a escuta.
A banda encerra 2014 lançando o seu primeiro single, como uma amostra de seu primeiro CD, que será lançado em breve. Para uma banda independente decidir por qual música será lançada primeiro é uma árdua tarefa, pois o hit precisa trazer em sua letra e melodia sua própria identidade que, no caso do Planeta D, surge a partir da miscelânea de estilos que os influenciam: MPB, do Indie Rock, de Rock Alternativo, Brit- Pop, Grunge, Rock Nacional e Bossa Nova.
“Sintonia” é umas das palavras-chaves da caminhada do grupo, que apresenta, como música inicial de trabalho, a canção “Se ao Menos” .
Veja: https://soundcloud.com/canalplanetad/se-ao-menos uma “balada pop-rock” que flerta com temas do universo afetivo e, ao mesmo tempo, existencial, aglutinando-os num jogo metafórico em que o “eu” passa a ser mais que “lírico”, mensurando poesia e consciência em um mesmo “espaço” criativo: a canção popular.