Os melhores tipos de vinho para harmonizar com pratos de inverno

ARTICLE TOP AD

O inverno traz com ele uma variedade de pratos que são apreciados nos dias mais frios. Não há nada melhor do que combinar uma boa receita com os melhores vinhos, garantindo um jantar completo para aquecer as noites frias dessa época do ano. Para quem deseja ter uma experiência ainda melhor, vale a pena apostar na combinação perfeita dos sabores. Tudo isso serve para ter uma refeição mais harmônica, com diversos aspectos do paladar combinados para criar uma verdadeira orquestra de aromas e sabores. Os toques de alguns pratos casam melhor com vinhos mais encorpados ou mais leves, e tudo isso é uma verdadeira arte. Para saber mais e aproveitar melhor essa época do ano, vale conferir nossa lista com os tipos de vinho e cada prato. Para comprar os melhores rótulos, invista na tecnologia. Por aqui você encontra os pratos típicos do inverno, e a melhor maneira de combinar alguns dos principais vinhos.

Fondue

Uma verdadeira tendência no Brasil, o fondue se tornou um dos pratos preferidos em muitos jantares. Ele consegue manter a informalidade, mesmo com ingredientes requintados. A principal opção é usar o queijo como base do fondue, o que faz com que a harmonização seja ainda melhor com o vinho branco da uva Chardonnay, mais leve e que combinará com o gosto marcante dos queijos gruyére ou emmental. No caso dos fondues doces, a escolha perfeita são licores de sabor mais doce, com teor alcoólico perfeito para as sobremesas.

Sopas

O inverno remete diretamente às sopas. Os caldos e diferentes opções ficam à espera durante várias épocas do ano para serem tomados com o friozinho. São pratos que ajudam a aquecer as noites mais frias, e também excelentes opções para jantares mais refinados, ainda mais se estiverem combinadas com bons vinhos. Não tem como errar ao investir em um bom vinho tinto mais leve, que harmoniza perfeitamente com a maioria das sopas. O sabor mais fresco e frutado é perfeito para aproveitar o jantar. No caso do caldo verde, a famosa sopa de origem portuguesa, a combinação pede um tinto como Valpolicella ou Pinot Noir.

Risotos

Perfeitos para essa época do ano, os risotos conseguem combinar uma variedade de ingredientes e são indicados para todos os paladares. A receita é bastante simples e o resultado aspira à alta gastronomia. Ele pode impressionar e surpreender, principalmente se for servido com um bom vinho para melhorar ainda mais o sabor e a degustação. A textura cremosa e a inclusão do vinho em muitas receitas permite combinar com diversos rótulos, dependendo do ingrediente. Para quem usará legumes ou queijo, vale apostar nos brancos como Chardonnay, Alvarinho e Sémillon. Com carne, os tintos de corpo mais leve são perfeitos, como Barbera, Chianti e Dolcetto. Já no caso dos que usarão cogumelos, como funghi, opte pelos aveludados e maduros, como Brogonha e Bordeaux.

Cassoulet

De origem francesa, o prato é bem parecido com a feijoada, incluindo ingredientes nobres e um sabor incrível. Ele é feito com feijão branco com linguiças, carnes de porco e cordeiro, confit de pato e temperos. Ele possui sabor forte e uma mistura de ingredientes para deixar qualquer um com água na boca. O cassoulet é encorpado e casa muito bem com a uva Merlot, que traz a sensação mais aveludada. Os Malbecs argentinos são ótimos para um jantar com outros pratos, assim como os tintos mais frutados como o Morgon.

Queijos

A combinação de queijos e vinhos já é um clássico dos invernos. Ela é muito popular na Europa, servindo tanto como aperitivo quanto como um verdadeiro jantar. Quem acha que faltarão elementos na refeição pode se surpreender com a mistura de sabores e as ricas possibilidades de misturar os queijos com vários rótulos de vinho. Esse tipo de combinação é perfeito para reunir os amigos e se divertir durante uma noite mais fria. Queijos mais fortes, como roquefort e gorgonzola, que têm aparência azul, são perfeitos para vinhos Sauternes, também usado para sobremesa. Outra opção é o vinho do Porto. Já os queijos de interior mais mole e casca aveludada, como brie e camembert, são perfeitos para vinhos mais leves – como Chardonnay –, ou tintos – como Pinot Noir ou Merlot. Para o gruyère e emmental, combine com brancos da Rioja.

Suflês

De sabor mais leve e delicado, os suflês são ótimos para o inverno. Eles são quentes e têm a melhor textura, saindo do forno fumegantes no inverno. As principais receitas de suflê incluem o queijo, o que faz com que a harmonização perfeita fique por conta dos vinhos brancos de corpo médio. São exemplos o Chardonnay e Viognier. Os tintos tem preferência para os mais jovens, como Sancerre e Borgonha Villages. O suflê de chocolate, entretanto, casa perfeitamente com um bom vinho do Porto.

Assados

Nessa época do ano, os assados são escolhas perfeitas para o almoço ou jantar. Uma boa carne no forno é uma opção segura para ocasiões importantes, e trará um sabor ainda melhor se servida com o vinho certo. O sabor é acentuado por vinhos tintos com passagem por carvalho, principalmente para as carnes vermelhas assadas. Os vinhos mais complexos também são ótimos para essa refeição. Vale a pena escolher o rótulo certo para garantir a melhor experiência gastronômica.

ARTICLE BOTTOM AD