Obra da nova ponte sobre a Avenida dos Estados entra em fase final

As obras da nova ponte sobre a Avenida dos Estados entram na reta final. Na noite desta sexta-feira (6), a partir das 23h, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciará a parte de elevação da ponte localizada na Avenida Antonio Cardoso.

Neste fim de semana – sábado (7) e domingo (8) –, os serviços serão realizados durante todo o dia, interditando totalmente a Avenida dos Estados, sentido São Caetano/Mauá, entre os viadutos Castelo Branco e Antônio Adib Chammas. No próximo fim de semana, o outro lado da pista será fechado para conclusão do altiamento.

O DST (Departamento de Segurança e Trânsito) dará suporte aos motoristas, mas pede que a região seja evitada. Só serão liberados veículos para trânsito local. Desta forma, será realizada ida e volta no trecho interditado. Do lado oposto da Avenida dos Estados, sentido São Paulo, não haverá interdição.

No dia 14 de fevereiro, devido à infiltração e assoreamento das margens do Rio Tamanduateí, a ponte sofreu afundamento em sua estrutura. Desde então, o Departamento de Vias Públicas concentra todos os esforços de suas equipes para agilizar e minimizar os transtornos a motoristas e pedestres que por ali trafegam.

Com investimento de R$ 5.150.626,33, o projeto contempla um novo traçado, além da contenção da margem, alargamento do leito, adequação e elevação da pista. “Teremos uma ponte retilínea, com altiamento acima do nível de transbordamento do rio para evitar danos estruturais provenientes de enchentes. Além disso, haverá um reposicionamento do equipamento público para garantir maior fluidez ao trânsito”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Segundo o titular da Pasta, as obras serão concluídas ainda neste mês. “Estamos seguindo à risca o cronograma. Até o final de setembro, a ponte poderá ser reaberta e entregue à população”, garante.

ROTAS ALTERNATIVAS – O DST orienta aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. Quem vier de São Caetano com sentido para Mauá, deve entrar no Viaduto Castelo Branco, na alça de acesso à Avenida Industrial. Seguir até a Rua Itambé e virar à esquerda. Depois, deve seguir pela Avenida Queirós dos Santos, entrar à direita na Avenida Firestone, Avenida Santos Dumont e Avenida Giovanni Batista Pirelli. Quem for seguir para a Zona Leste, deve acessar o Viaduto Salvador Avamileno.

Este desvio foi escolhido levando em consideração que podem transitar caminhões com altura elevada, sem chocar com os fios de eletricidade e telefonia. Dez agentes de trânsito estarão no bloqueio da Avenida dos Estados com o Viaduto Castelo Branco, monitorando e orientando os motoristas que precisam acessar as empresas daquela região. Qualquer problema deve ser informado à CMT (Central de Monitoramento e Trânsito) pelo telefone 0800-7703194.