Mauá aplica mais de 10 mil doses contra a Covid nas 12 horas do ‘Arraiá da Vacinação’

Foi imunizado o grupo dos 40 anos ou mais; campanha segue nas UBSs durante a semana

O sábado (26/06) ensolarado e com temperatura agradável atraiu milhares de munícipes ao ‘Arraiá da Vacinação’, realizado nos estacionamentos da Prefeitura de Mauá, das 8h às 20h. Foram imunizadas contra a Covid 10.439 pessoas com 40 anos ou mais, sem comorbidades, no sistema drive-thru e convencional.
Os munícipes foram atendidos nas tendas montadas nos dois locais disponibilizados para vacinação nas 12 horas ininterruptas do evento que celebrou a saúde em clima de festa junina.
Na fila desde às 5h30, o comerciante Ricardo Juliari, de 43 anos, e o cunhado, o empresário Marcio Guazzelli, de 40 anos, foram os primeiros a se vacinar no drive-thru. “Não aguentava mais esperar a hora da primeira dose”, contou Ricardo.
A dona de casa Celia Vieira da Silva, de 44 anos, estava ansiosa. “Vinha contando os dias para chegar a esse momento. Nem dormi direito. A vacina é vida”, comentou ela, ao lado do marido, Luiz Aparecido Aguiar.
Como muitos munícipes, a diretora de ensino Simone Ferrari, de 44 anos, optou por ir ao ‘Arraiá’ na companhia de amigos. Ela compareceu à vacinação com o casal de vizinhos Alexandre Lisboa, de 43, e Carla, de 41. “Assim como eu, muita gente estava esperando por isso. O evento está muito bem organizado”, elogiou ela.
A empregada doméstica Raimunda de Souza, 43 anos, destacou a importância da campanha. “Cheguei cedinho, por volta das 7h, e estou aliviada. Perdi a minha mãe há cerca de um ano por conta dessa doença, então a gente precisa se cuidar”, declarou.
Entre os usuários na fila de pedestres, a babá Lucineide dos Santos, 41 anos, não escondia o sorriso ao exibir o seu comprovante de vacinação. “Vim porque não quero apenas me proteger, mas também a minha família e os bebês que eu cuido. Por isso dou muito valor a essa dose”, justificou.
O casal formado pela dona de casa Jaqueline Fernanda Marques de Oliveira, 42 anos, e pelo barbeiro Marcos Antonio Silva Oliveira, 40, também estava empolgado. “Já estamos imunizados pela metade. Que setembro venha logo”, brincou ela, referindo-se ao prazo para o recebimento da segunda dose.
A campanha de vacinação para o grupo das pessoas com idade entre 40 anos ou mais continua durante a semana nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Para ser imunizado é obrigatório o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, pois facilita e agiliza o atendimento e ainda evita aglomerações. Também é necessário apresentar CPF, documento com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência (serão imunizadas apenas as pessoas residentes em Mauá).
Indivíduos com sintomas da Covid devem adiar a aplicação por quatro semanas após o surgimento dos sintomas. Quem teve febre acima de 37,5°C no dia ou 24 horas antes também deve adiar a vacinação. Aqueles que receberam o imunizante  contra a Influenza (gripe) devem respeitar o intervalo de 14 dias entre as doses.