A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos atualmente: é possível ver em diversos setores da indústria uma maior preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais. Essa conscientização não é diferente no meio da construção civil, já que, além de trazer benefícios para a natureza, também traz novas alternativas de ferramentas para engenheiros, arquitetos e decoradores.
Entre os itens sustentáveis mais utilizados do momento, se encontram o cimento e o tijolo ecológico, as tintas minerais, o bambu e também as telhas sustentáveis. Antes de começar a construir, saiba quais são as vantagens e conheça um pouco mais sobre esses materiais!
Tijolo ecológico
Por ser feito de terra e não precisar ser levado ao forno para sua produção, o tijolo ecológico economiza energia e evita a produção de resíduos tóxicos para o ar. Além disso, por secar ao sol, o tijolo também deixa de usar lenha, preservando as árvores. Outra vantagem desse material é que não é necessário o acabamento com argamassa, economizando nos gastos da obra.
Cimento ecológico
O cimento ecológico reutiliza cerca de 70% dos resíduos gerados por siderúrgicas e, por isso, é considerado uma grande contribuição ecológica para o meio ambiente. Além de reaproveitar essas substâncias e evitar o acúmulo desnecessário de lixo, o cimento ecológico também é considerado mais resistente do que o tradicional, evitando gastos de manutenção na obra. Apesar de ter uma composição diferente, todos os equipamentos necessários para a produção do cimento comum também podem ser utilizados para o preparo do ecológico (veja máquinas de cimento aqui).
Tintas minerais
A contribuição ecológica das tintas minerais está em sua composição: elas não levam petróleo em sua produção e são feitas, geralmente, à base de emulsão aquosa e terra crua. Além disso, também possuem baixa concentração de compostos orgânicos que danificam a camada de ozônio e ainda são vendidas em embalagens recicláveis, evitando a produção de lixo.
Telhas ecológicas
As telhas ecológicas são feitas a partir de resíduos sólidos de outros processos industriais, reaproveitando o que iria para o lixo, e levam apenas produtos recicláveis em sua produção, como papel, metal e plástico. Além da vantagem ecológica, essas telhas também são mais duráveis do que as tradicionais e refletem a luz do sol, deixando o ambiente mais fresco e aconchegante.
Bambu
O bambu é considerado uma matéria-prima extremamente ecológica, pois é abundante e totalmente renovável. Por ter um ciclo rápido, é possível fazer uma colheita em larga escala uma vez ao ano e sem agredir a natureza. Devido ao seu baixo custo e alta resistência, o bambu é uma alternativa ao aço, ao cimento