A rede municipal de São Bernardo do Campo está oferecendo oficinas de massagens para bebês. As aulas são ministradas por apoiadoras das unidades de saúde e educadores sociais.
Durante a oficina, as participantes aprendem a chamada ‘técnica borboleta’, na qual as mães aprendem a massagear o corpo do bebê e, com isso, melhorar a amamentação, relaxamento e até digestão da criança.
Como parte das atividades, as participantes assistem a vídeo sobre como devem proceder com a técnica e depois a aplicam nos bebês, sempre com a orientação de uma apoiadora. “Com a correria do dia a dia, essa técnica ajuda a manter o contato da mãe com o filho”, disse a apoiadora Viviane Correia, que ministrou oficina na UBS Riacho Grande.
A apoiadora lembrou que houve capacitação para profissionais da rede, como enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, para que esses sejam multiplicadores. “O ideal é que as mães façam essa massagem até três vezes por dia nos bebês, sempre em um ambiente tranquilo”, afirmou.
Para a mãe de Matheus Gabriel Rodrigues de Souza, Franciele Rodrigues de Souza, a técnica é fácil e rápida de ser assimilada. “Fui informada pelo agente de saúde da atividade e me interessei. Essas técnicas são ótimas para o relaxamento do bebê.”
As gestantes que têm atividades programadas dentro do Programa de Odontologia Materno-Infantil (PROMI) e nos grupos de discussão promovidos nas UBSs serão capacitadas para a realização de massagens em seus futuros bebês. Na ocasião, também receberão material educativo com mais detalhes sobre os procedimentos para a massagem.