Livro da Abrapcorp em parceria com a Difusão Editora aponta os desafios impostos pelas redes sociais

ARTICLE TOP AD

Obra reúne estudiosos para discutir o mundo virtual dentro da comunicação das organizações a partir das reflexões do V Abrapcorp

 

Chega às livrarias de todo o País “Redes Sociais, Comunicação, Organizações”, livro publicado pela Difusão Editora e organizado por Ivone de Lourdes Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) e por Marlene Marchiori, diretora Editorial da associação. A obra, que é o 5º volume da Série Pensamento e Prática, nasceu de um debate assumido pelo V Congresso Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em 2011, por pesquisadores nacionais e do exterior.

 

A publicação traz reflexões e discussões sobre as redes sociais e suas inter-relações nos processos e nas práticas das organizações, buscando contribuir para o desenvolvimento dos campos acadêmico e profissional da comunicação organizacional e das relações públicas. Com ele, a Abrapcorp socializa o conhecimento e incentiva o leitor a pensar as relações do mundo virtual a partir de abordagens do V Abrapcorp, realizado em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

 

De acordo com Ivone de Lourdes Oliveira, “o conteúdo desta obra nos leva a refletir sobre os avanços tecnológicos e os desafios por eles levantados e no que se refere a novas formas de relacionamento no contexto das organizações. É certo que os textos aqui publicados têm tudo para fomentar a geração ou consolidação de atitudes inovadoras por parte das empresas, ao mesmo tempo em que criam outras possibilidades de sua interação com a sociedade, o que torna os processos constitucionais mais complexos”.

 

Os dezessete capítulos de “Redes Sociais, Comunicação, Organizações”, estruturados em três partes, procuram mapear e analisar as práticas comunicacionais na perspectiva das redes sociais, da sociabilidade e de suas implicações sobre as questões de empoderamento dos públicos, de formação da opinião pública e de construção/desconstrução de identidades e imagens.  Além disso, conta com um prefácio do pesquisador André Lemos, renomado estudioso do ciberespaço.

 

Estão entre os autores dos artigos, Peter R. Monge, professor de Comunicação e Administração de Empresas na Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo e na Escola Marshall de Administração de Empresas, da University of Southern California; Janet Fulk, professora da Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo, Massimo Di Felice, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e organizador da coleção “Era Digital”, da Difusão Editora; e Carolina Frazon Terra, doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

“A obra tem seu marco, primeiro por reunir pesquisadores expoentes no campo das redes sociais e segundo em função de oportunizar o desenvolvimento de estudos, inspirando novos pesquisadores que se dedicam a temática – daí a extrema importância dessa coletânea”, diz Marlene Marchiori. As redes sociais alteram as práticas tradicionais de comunicação, uma vez que sua lógica privilegia a interação, ressaltando a importância da negociação e da articulação das organizações com os grupos com os quais se vinculam.

 

A série Pensamento e Prática, lançada anualmente em parceria com a Difusão, abordou os seguintes temas: “Relações Públicas e Comunicação Organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas”, A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações”, “Comunicação como fator de humanização das organizações”, e “Comunicação pública, sociedade e cidadania”.

 

 

Sobre a Difusão Editora

Desde 1976, a empresa atua na produção, comercialização e distribuição de conteúdos nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, principalmente, por professores, pesquisadores e estudantes, sendo líder nesses setores. A editora é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão Editora atende livrarias de vários estados e fornece material didático a mais de quatrocentas instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde, como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

 

Ficha técnica

Título: Redes sociais, comunicação, organizações (série Pensamentos e Práticas – vol. 5)

Organizadoras: Ivone de Lourdes Oliveira e Marlene Marchiori

ISBN: 978-85-7808-122-5

Encadernação: Brochura

Dimensão: 16x23cm

Edição: 1ª

Páginas: 308p.

Preço: R$ 64

 

ARTICLE BOTTOM AD