Não é só de grandes pegadinhas que é feito o Dia da Mentira. A data também é um momento de demonstrar toda a criatividade das agências brasileiras ou internacionais na busca de novas maneiras de surpreender o público e se relacionar com a marca. É o caso de divertidas campanhas que podem servir de inspiração para o 1º de abril. Conheça aqui cinco delas:
A marca, famosa pelas conexões profissionais, é também um campo bem-humorado e uma rede social com presença cada vez mais forte no Brasil. Em 2014, o site propôs uma inovação inusitada: poder adicionar gatos na sua rede. Ou seja, criar verdadeiros perfis de gatos que ajudarão na conexão profissional de cada pessoa. Ela chama-se LinkedIn CYMK, ou LinkedIn Gatos que Você Pode Conhecer. Segundo a empresa, trata-se de uma oportunidade de profissionais felinos compartilharem suas habilidades únicas com humanos e outros gatos. Elas incluem, por exemplo, “especialista em sono”, “dorminhoco no pé da cama” e “caçador de ratos”, por exemplo. A rede já havia surpreendido em anos anteriores ao permitir adicionar conexões impossíveis, como Albert Einstein e Robin Hood.
Pedigree
A marca também utilizou os pets como elementos para motivar sua campanha. Anunciada em 2011 em um canal de compras americano, a chamada “dentadura para cães”, que realmente fez muitos compradores se interessarem e ligarem para o canal. Todos eles foram redirecionados para a central da marca, que dizia “cães não precisam de dentaduras, eles precisam de Pedigree DentaStix, um produto para o cuidado da dentição canina”.
ArtWalk
A famosa loja de calçados e streetwear lançou uma campanha que parece realmente uma mentira. São descontos para os amantes dos sneakers que atingem 80%. A escolha será feita entre duas opções: o Air Force 1 por R$ 100 ou a compra de 2 tênis Adidas pelo preço de um, por meio de votação no Instagram da marca. Ela será destinada aos três primeiros compradores que chegarem às lojas no dia 1º de Abril e é uma oportunidade imperdível para aproveitar a data.
O anúncio da versão do Google Maps para o Pokémon em 2014 surpreendeu muita gente, em especial os fãs da série de animação japonesa. As crianças foram as que mais se aproximaram do conceito, que buscava justamente passar por todo o globo procurando os personagens nas mais diversas localizações. Desde os pontos turísticos, como a Torre Eiffel ou o Cristo Redentor, até paisagens mais remotas em ilhas pouco conhecidas, mesclando um pouco da ficção da história do desenho animado com a geografia do globo.
Imagem: Youtube/Divulgação
Sony
A empresa, famosa pelos lançamentos de eletrônicos, lançou uma pegadinha em 2013. Com um vídeo viral do Youtube, a marca anunciou uma linha inteira de eletrônicos voltados para cães e gatos. Segundo a empresa, a preocupação e o bem-estar de seus produtos são feitos para toda a família, incluindo até mesmo os animais domésticos. Estão incluídos fones, reprodutores de mp3, alto-falantes e até mesmo tablets para cães, gatos, coelhos e hamsters. Tudo, é claro, faz parte de uma brincadeira