Se você deseja ter um consumo mais consciente e fazer mais economia, é essencial também se preocupar em manter a longevidade de tudo aquilo que compra. No caso dos eletrodomésticos, o prazo de validade depende principalmente dos cuidados que você têm com a manutenção.
Os fogões têm uma alta durabilidade, mas para garantir que eles sempre estejam com o melhor funcionamento e com seu total desempenho, é muito importante que sejam instalados em um local apropriado, sem umidade e tenham todas as suas partes adequadamente limpas. O acúmulo de sujeira pode diminuir o tamanho das chamas e danificar as peças.
Como limpar o seu fogão
O ideal é que a limpeza seja frequente, evitando que as crostas de gordura fiquem mais difíceis de serem retiradas e o uso de produtos mais abrasivos sejam necessários. Para começar, basta esperar o resfriamento da superfície e, com um pano úmido, remover o excesso de sujeira.
Você também pode usar uma esponja macia, evitando que o inox ou outro material fique riscado. Alguns produtos específicos ajudam na retirada de manchas e outras impurezas, mas também é possível usar detergente neutro. Para finalizar, passe novamente um pano úmido.
Evitando a sujeira
Você também pode diminuir a frequência dessas limpezas ao tomar alguns cuidados. Ao usar panelas com tampa, o preparo dos seus alimentos fica ainda mais prático e evita que respingos caiam na superfície do fogão. O uso de papel alumínio para cobrir a superfície também é muito indicado, podendo ser trocado sempre que estiver sujo.
Modelos mais recentes são pensados especialmente para garantir mais facilidade na limpeza. O design do fogão Brastemp, por exemplo, garante que a superfície não tenha pontos difíceis de serem limpos ou que propiciem o acúmulo de sujeira, além de alguns outros produtos terem funções autolimpantes, que ajudam ainda mais a manter a sua cozinha mais limpa.