Durante duas semanas, GCM acompanhou, pelas câmeras do Centro Integrado de Monitoramento (CIM), movimento na região; presos foram encaminhados ao 6º Distrito Policial
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo apreendeu, na manhã desta terça-feira (27), no Bairro Ferrazópolis, 137 pinos de crack, 71 de cocaína e 38 papelotes de maconha. O material estava em posse de 26 pessoas, que foram presas e conduzidas ao 6º Distrito Policial, no Baeta Neves. Com os suspeitos também havia agenda com anotações e R$ 600.
O flagrante foi realizado em um terreno baldio na Rua Aureliano de Souza, local identificado pelas câmeras e técnicos do Centro Integrado de Monitoramento (CIM), da Prefeitura de São Bernardo, como ponto de uso e tráfico de entorpecentes.
A ação é resultado de um trabalho de vigilância de duas semanas, durante o qual a GCM acompanhou a movimentação dos suspeitos. Atuaram no flagrante 10 equipes, cerca de 20 guardas municipais.
Das pessoas conduzidas ao 6º DP, dois foram indiciados por tráfico, um era procurado pela justiça e o restante deverá ser qualificado como usuário de entorpecentes.
As imagens do flagrante foram disponibilizadas à autoridade policial.
CIM – Inaugurado em abril de 2014, o Centro Integrado de Monitoramento conta com 400 câmeras de última geração instaladas em prédios públicos, como escolas e unidades de Saúde, e em pontos estratégicos das principais vias da cidade.
Além da Guarda Civil Municipal, as câmeras e outros equipamentos de monitoramento fornecem informações a outras agências localizadas no CIM: ao Gerenciamento de Trânsito e Transportes, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e à Defesa Civil.
Com a integração desses serviços, o objetivo da Prefeitura é agilizar e potencializar sua atuação na cidade.