Grande ABC registra aumento na procura por cursos de idiomas

ARTICLE TOP AD
Região atinge a marca de 89% no índice de pessoas que procuram e se interessam por outras línguas

Cresce cada vez mais a busca por aulas de outros idiomas na Grande ABC. Aulas de espanhol, francês e alemão já registram a marca de 36% em comparação ao primeiro semestre de 2022.  Com esse aumento  também há o questionamento do porquê desse interesse, se está ocorrendo por conta da demanda das vagas no mercado de trabalho, cada vez mais acirrado e concorrido, se está relacionado com a especialização de currículo, para viagens ou até mesmo se as pessoas estão cogitando a possibilidade de morar em outro país.

A gerente Letícia Matos, do STB (Student Travel Bureau) de Santo André afirma que “essa procura por outros idiomas se dá pela demanda das universidades, como Instituto Mauá, e empresas, como Volkswagen e Mercedes. Há alta procura por intercâmbio de inglês com aulas de especialização em negócios ou marketing. Muitos optam por esse complemento para alcançar posições melhores no mercado de trabalho”, destaca.

“As escolhas acompanham muitas das tendências do mercado. A maioria dos interessados é composta por estudantes e profissionais com perfil gerencial. Tivemos também aumento de pessoas na faixa dos 30 anos procurando por opções de estudo e trabalho no exterior. Os adolescentes se interessam em fazer até dois semestres do ensino médio no exterior, ainda mais por influência das escolas e dos pais, mas é perceptível a mudança no perfil de quem procura intercâmbio. Hoje, muitos já têm um conhecimento melhor do inglês e optam por aprimorar uma terceira língua no intercâmbio”, conclui a gerente.

Roberto Queiroz, de São Caetano, que trabalha na área de Recursos Humanos, explica que um dos fatores contribuidores é possivelmente a concorrência no mercado de trabalho. “Em uma entrevista para contratação, vários fatores são levados em conta, mas, se compararmos o currículo de um candidato que possui pelo menos um idioma a mais e outro que não possui, com certeza o primeiro estará com uma vantagem notável. É preciso levar em consideração que isso depende da vaga que está recrutando, em muitos casos isso é um grande diferencial”.

De acordo com a Associação Brasileira de Agência de Intercâmbio, o número de brasileiros que estã viajando para fora do país – seja para realizar férias ou intercâmbio – aumentou consideravelmente desde o ano passado e essa tendência, aparentemente, veio para ficar. Até 2019, 386 mil brasileiros tinham viajado para fora, já em 2022, esse valor subiu para 455 mil.

Aline Cardoso, de Santo André, relata que ela é uma das interessadas em aprender um idioma novo para poder morar fora do país. “Já faz uns dois anos e meio que eu venho estudando espanhol, depois que eu conseguir uma estabilidade financeira e meu espanhol se tornar o mais próximo possível do fluente, pretendo ir morar na Espanha, é algo que eu sonho desde criança mas acho que só depois da pandemia eu acabei tomando um choque de realidade e decidi ir atrás do que eu realmente quero”.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Texto: Ana Carolina

ARTICLE BOTTOM AD