Grande ABC irá receber a Tocha Olímpica

Chama Olímpica vai passar por todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou, nesta quarta-feira (24), o percurso que a Tocha Olímpica fará no Brasil. O símbolo máximo dos jogos estará no ABC no dia 23 de maio. Vinda de Guarulhos, ela percorrerá São Caetano do Sul, Santo André, e, por fim, São Bernardo do Campo, que receberá a cerimônia de celebração.

A tocha será acesa ao meio dia na cidade grega de Olímpia – berço dos Jogos da Antiguidade – no dia 21 de abril. Após trajeto pelo país, será entregue ao Brasil no dia 27 do mesmo mês.

Seu caminho em solo brasileiro começa no dia 3 de maio, em Brasília. Ela passará por 330 cidades até chegar ao Estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto, quando se dará a abertura dos jogos Rio 2016.

Ao longo de todo o trajeto, cerca de 20 mil quilômetros – em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal -, a tocha será carregada por pelo menos 12 mil condutores. Ela será transportada pelo ar em trechos da Região Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.