Grande ABC deve movimentar R$ 63 milhões no Dia dos Pais

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Projeção, apresentada pela Pesquisa do Observatório Econômico da Metodista, revela retração no comércio

O Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo divulgou nesta quinta-feira, 30 de julho, os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) para o Dia dos Pais 2015. A data, comemorada no dia 09 de agosto, deverá movimentar aproximadamente R$ 63 milhões no comércio do Grande ABC.

Confira a íntegra da pesquisa: https://portal.metodista.br/observatorio-economico/publicacoes/pesquisa-de-intencao-de-compras-dia-dos-pais-2015.

Ao todo foram 755 entrevistas válidas entre as 1.000 realizadas, sendo 56% mulheres e 44% homens, com idade média de 31 anos e renda familiar em média entre três e dez salários mínimos (52% deste público). De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 156,06, sendo que em 2014, o preço médio foi de R$ 141,30, ou seja, houve um aumento real de 1%, considerando a inflação acumulada no ano de 8,89%.

Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia dos Pais é de R$ 193,13. Comparado ao ano de 2014, quando a pesquisa apontou um gasto planejado de R$ 179,20, houve uma redução também de 1%, considerando a mesma inflação acumulada.

Os principais presentes deverão ser vestuário e calçados (44,5%), perfume e cosméticos (17,5%), relógios e joias (5,6%) e artigos esportivos (5,2%). A forma preferida de pagamento deverá ser o dinheiro (36,4%), cartão de crédito (34,4%), seguido por cartão de débito (26,5%). Foi verificada a preferência pelo cartão de crédito em razão da possibilidade de parcelamento.

A expectativa é que este Dia dos Pais movimente aproximadamente R$ 63 milhões no Grande ABC, contra R$ 59 milhões projetados em 2014, porém, descontando a inflação de 8,89% no período, a movimentação econômica deverá ter uma retração de aproximadamente 2% neste ano, puxada pela desaceleração econômica e uma cautela e menor disposição em gastar revelada pelo consumidor.

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