Para reforçar a segurança de usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus, a partir das 4h30 horas da manhã, a Prefeitura de Diadema criou a Operação Ponto Seguro. A ação policial conjunta acontece com integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar), por meio do 24º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com o Comando da GCM de Diadema, de agosto até agora, foram realizadas 48 operações Ponto Seguro. No total, o balanço apontou 1.104 locais visitados.
“Essa é mais uma ação bem sucedida da GCM em parceria com a PM, que contribui para tornar a cidade mais segura. Visando aperfeiçoar e garantir o sucesso dessa nova operação, fazemos constantemente a avaliação conjunta do trabalho”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.
Vale sempre relembrar e destacar que a atuação da GCM em parceria e de modo integrado com a PM é uma das prioridades da política de segurança pública cidadã do prefeito José de Filippi Jr. Exemplo importante dessa parceria já acontece no enfrentamento aos pancadões, por meio da Operação Paz e Proteção.
Operação Ponto Seguro
Por meio da Operação Ponto Seguro, equipes da GCM e PM percorrem pontos de ônibus nos horários de maior fluxo para coibir crimes. O mapeamento das operações levou em consideração os locais de maior incidência de casos de furtos/roubos, determinados a partir do registro dos boletins de ocorrências junto à Polícia Civil.
Portanto, é de fundamental importância para a melhoria da segurança pública da cidade que as vítimas prestem queixa do ocorrido junto aos Distritos Policiais. Com base nesses dados são realizadas as estatísticas e, por conseguinte, o mapa criminal dos pontos que exigem maior número de rondas das forças policiais (PM e GCM).
Mapeamento – a operação prioriza locais de maior incidência criminal, conforme registro de BO’s
Balanço de quase três meses
O resultado dos primeiros meses da Operação Ponto Seguro apontou 219 pessoas abordadas/revistadas; 5 apreensões de drogas; 1 apreensão de arma; 2 pessoas conduzidas ao DP; 3 veículos conduzidos ao DP (sendo 2 motos e 1 carro); e 1 flagrante.
Já as fiscalizações resultaram no seguinte: 138 motocicletas vistoriadas; 83 autos de infrações de trânsito; 39 motocicletas apreendidas (conforme CTB – Código de Trânsito Brasileiro); 38 automóveis vistoriados; 14 automóveis apreendidos (conforme CTB); 11 motocicletas apreendidas (conforme Lei 2.135/2002). Ao todo, também foram emitidos 22 boletins de ocorrências
27/10/2023
Por MarcosLUiz
Fotos Dino Santos