FILA ZERO: SÃO CAETANO PROMOVE 8º MUTIRÃO DA SAÚDE NESTE SÁBADO

ARTICLE TOP AD

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul promove neste sábado (16/1), das 8h às 12h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio), o 8º Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero. Atuarão 35 médicos em 20 especialidades, com atendimentos espontâneos, sem a necessidade de marcar consulta, e agendados, entre outros serviços. Somados todos os mutirões, já são mais de 15 mil pacientes beneficiados.

Nesta edição, a novidade será o teste rápido gratuito de HIV, triagem realizada por meio do fluído oral (saliva). O exame fornece o resultado em até sete minutos, com acolhimento e aconselhamento dos profissionais do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), que também distribuirão preservativos masculinos e femininos e materiais educativos.

Segundo o coordenador médico da pasta, Roberto Rodrigues Júnior, o formato dos mutirões é totalmente inovador e pioneiro no Brasil. “Em que cidade do País encontra-se este tipo de atendimento digno, humano e acolhedor? Basta acompanhar o noticiário diariamente. O setor passa por um momento caótico, sobretudo, no Rio de Janeiro. Aqui é exemplo. Os munícipes são muito bem tratados, como merecem, e passam em consulta médica sem sequer fazer o agendamento nos mutirões e nos programas Terceiro Turno e Especialista Perto de Você nas UBSs. Estamos revolucionando a Saúde”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do Cepadi, Lucy Vasconcelos, São Caetano é referência nacional em participação da equipe multidisciplinar na luta contra a Aids. “Desde o pessoal do administrativo aos assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos. Tire o peso da dúvida e faça o teste. Estamos preparados para atender os casos positivos e negativos. Ainda daremos orientações sobre sífilis, hepatites B e C e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).”

Serviço – Os atendimentos espontâneos serão nas especialidades de Clínica Médica, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Odontologia (Unidade Móvel), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pequenas Cirurgias/Procedimentos, Psicologia, Urologia e Vascular. Já os agendados pela Central de Agendamento e Regulação abrangerão Cardiologia, Cardiologia Pré-operatório, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Neurologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Psicologia e Psiquiatria.

O esquema de transporte estará disponível, inclusive para pessoas com deficiência, com os veículos partindo das unidades de Saúde da cidade até as 12h. Mais informações pelo telefone 0800-7719199, em horário comercial.

Além dos médicos, a ação global contará com o apoio de especialistas, auxiliares e técnicos de enfermagem. Serão oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, ultrassons morfológicos agendados e ambulâncias para deslocamento de pacientes. A Ouvidoria da Saúde atenderá as reclamações, críticas e sugestões dos moradores. E a Unidade Móvel de Odontologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, também estará presente.

ARTICLE BOTTOM AD