Festival de Inverno de Paranapiacaba divulga programação completa

Santo André, 02 de julho de 2013 – O 13º Festival de Inverno de Paranapiacaba começa no dia 13 de julho, com uma série de novidades. Nesta edição, o palco das principais atrações será instalado ao lado do Antigo Mercado – os outros prédios abrigarão serviços como praças de alimentação. Para inovar, os organizadores do evento também criaram o Roteiro Turístico dos Sentidos, que visa proporcionar aos turistas vivências inesquecíveis a partir da visão, audição, tato, olfato e paladar. A cerimônia de lançamento do festival foi realizada na noite desta segunda-feira (1º), em um hotel no Centro, e contou com a participação de autoridades municipais e empreendedores.

Presente à cerimônia, o prefeito Carlos Grana destacou a atual integração entre a cidade e a Vila de Paranapiacaba e frisou que as ações de governo devem promover “um grande diálogo social”. “Fizemos questão de lançar o 13º Festival de Inverno no Centro da cidade, como também trouxemos para cá uma parte do Festival do Cambuci (realizado em abril), pois entendemos que Santo André precisa abraçar Paranapiacaba.” O chefe do Executivo afirmou que a Administração atua na manutenção da Vila e no resgate de programas que funcionavam. “Estamos em nova fase, com o anúncio da revitalização dos imóveis da parte baixa, vamos atingir outro patamar, além da preservação de toda a história da Vila”, completou.

O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio destacou que a Administração pretende resgatar o formato tradicional do festival. “Nos últimos quatro anos, o Festival de Inverno de Paranapiacaba parecia com uma quermesse. Depois de um grande esforço por parte de todas as secretarias, neste ano, estamos retomando o mesmo modelo, no qual preferimos a qualidade ante a quantidade”, comentou.

CRONOGRAMA – As principais atrações do festival, no palco do Antigo Mercado, serão Ana Cañas e Arnaldo Antunes (13), Pedro Mariano (14), Guilherme Arantes (20), Zeca Baleiro (21), Ivan Lins (27) e o espetáculo de tributo ao Beatles All you need is Love (28). As apresentações serão sempre às 15h. O palco do SESC, no Clube ULS, receberá os shows de Mirianês Zabot e David Kerr e Canastra Trio, (dia 13, respectivamente às 14h e 18h30), Nhocuné Soul e Hammond Grooves Trio (dia 14, às 14h e 18h30), Trio Camará e Sara Chrétien Sexteto (dia 20, às 14h e 18h30), Ieda Cruz e Marcel Powell e Havana Brasil (dia 21 às 14h e 18h30), Paulo Neto e Verônica Ferriani e Itamara Koorax (dia 27, às 14h e 18h30), e Vânia Bastos e Bodes e Elefantes (dia 28, às 14h e 18h30). Outros palcos funcionarão na Rua Direita, na Casa Fox, no Viradouro e na área das antigas oficinas.

E o festival de 2013 volta a abrir espaço para os novos talentos da região. Entre outros, o público poderá conferir shows de Magdiel (dia 13, às 14h, no palco 2), da banda Erick Von Zipper (dia 14, às 19h30, no palco do Mercado) e Rosana Schoeps (dia 20, às 14h, palco 2). A programação terá ainda apresentação do mágico Dimy (dia 14, às 12h, no palco do Mercado) e de Marionetes (dias 27 e 28, às 14h, na biblioteca).

ROTEIRO TURÍSTICO – Além do melhor da música brasileira e instrumental o público visitar a Vila de Paranapiacaba durante o festival terá como atração o Roteiro Turístico dos Sentidos, que pretende despertar memórias ligadas aos cinco sentidos. “Pensamos neste roteiro de forma a utilizar os espaços da Vila para trabalhar cada um dos sentidos e estações do ano. Estes espaços serão organizados a partir da inserção de instituições parceiras na composição da exposição”, afirma a diretora de Turismo de Santo André, Silvia Costa.

A Casa Fox (Av. Fox, s/n) abrigará o espaço dedicado à visão, com duas exposições fotográficas referente ao olhar das crianças e dos turistas sobre a Vila de Paranapiacaba, e à audição, com espaços interativos e experimentais a cargo do músico Fernando Sardo. A antiga Padaria (R. Schnoor, 405) será o espaço dedicado ao paladar, onde funcionará o cantinho do chocolate, com produtos e oficinas de chocolate artesanal.

As experiências ligadas ao tato e ao olfato terão espaço garantido no Caminho do Mendes, 322. No local, os turistas poderão conferir o Espaço Zen e Spa, com atividades voltadas para a saúde, bem-estar, estética e qualidade de vida. O Espaço dos Aromas, será destinado a oficinas e palestras, além da comercialização de produtos aromáticos artesanais e afins. Já o Espaço da Naturologia contará com práticas terapêuticas de reflexologia, cromoterapia e calatomia. Mas também haverá o Espaço das Sensações, dedicado à degustação de vinhos e cervejas artesanais, palestras e comercialização de vários rótulos exclusivos como a Cerveja de Cambuci Cambucá. Por fim, o Espaço Luz contará com demonstração e orientação sobre a importância da iluminação dos ambientes e sua influência nos sentidos.

Na Rua Direita, 371, o visitante encontrará o Espaço Verde, que contará com exposição de plantas, colméias e abelhas nativas, comercialização de mel e geléias a base de plantas silvestres. No mesmo local, o público contará com exposição e palestras sobre produtos naturais e terapêuticos e comercialização de produtos naturais para tratamentos alternativos. A programação conta ainda com apresentações de Dança do ventre e Cigana, palestras sobre produtos naturais e terapêuticos da cultura cigana tradicional e a comercialização de chás, temperos e afins. O Espaço Gourmet (Rua Rodrigues Alves, 470) será outra atração do roteiro, oferecendo produtos gastronômicos típicos de inverno. O roteiro funcionará das 10 às 18h.

SERVIÇO – Na hora de comer, além dos empreendimentos da Vila, o público contará com praças de alimentação no galpão das antigas oficinas, no prédio da antiga biblioteca (ambos na Rua da Estação s/n) e no Viradouro. Neste ano, funcionará ainda um café ao lado do Museu Castelo. Com a ocupação dos prédios, não será necessário instalar barracas nas ruas da Vila, o que, segundo os organizadores, facilitará a circulação do público, bem como valorizará o patrimônio local. A estrutura do evento terá banheiros químicos próximos aos principais locais de aglomeração.

O 13º Festival de Inverno de Paranapiacaba é organizado pela Prefeitura de Santo André e integra o calendário de atividades da Vila ferroviária. Mais informações pelo telefone (11) 4439-0237 ou pelo e-mailturismo@santoandre.sp.gov.br. A programação completa do festival está no site:https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno

SERVIÇO
13º Festival de Inverno de Paranapiacaba 
Data: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de julho, a partir das 12h.
Apresentações, musicais, e de outras manifestações artísticas gratuitas com apresentações no palco do Antigo Mercado, no Clube União Lyra-Serrano, na Rua Direita, na Casa Fox, no Viradouro e na área das antigas oficinas.

Roteiro Turístico dos Sentidos: vivências a partir dos cinco sentidos, em diversos espaços da Parte Baixa da Vila.
Nos dias do festival, o acesso de veículos à Vila é restrito. Também será possível chegar a Paranapiacaba por ônibus, que partem do Terminal de Santo André, localizado na estação ferroviária Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra (CPTM) a cada hora (Viação Ribeirão Pires, fone: 4828-9646).

Mais informações: (11) 4439-0237 ou por e-mail: turismo@santoandre.sp.gov.br
Site do evento: https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno