Festa Muitos Povos, Uma Cidade traz gastronomia e artesanato de diversos países a São Bernardo

A 4ª edição da festa ‘Muitos Povos, Uma Cidade’ acontece de 6 a 8 de setembro no Pavilhão Vera Cruz. O evento, uma grande celebração da diversidade cultural e étnica dos migrantes e imigrantes que ajudaram a construir São Bernardo, é promovido pela Prefeitura e faz parte da programação pelo aniversário de 460 anos do município. A primeira edição da Festa, que tem entrada e estacionamento gratuitos, foi em 2009. 

Durante os três dias do evento, algumas das atrações serão gastronomia e artesanatos típicos, workshops, shows, exposição e manifestações artísticas de 14 nações, três estados, além dos povos tropeiro, cigano e da comunidade negra. Os 7.340 m² metros do local abrigarão 48 barracas. 

As comidas típicas serão cobradas com preços variados, dependendo da complexidade e elaboração do prato, e os artesanatos também podem ser adquiridos. Participam do evento artesãos ligados à Economia Solidária.

Alguns dos países representados serão Itália, Japão, Portugal, Peru, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Croácia, Chile, Bolívia, Cabo Verde, Alemanha e de origem árabe. Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará também estarão presentes. Além das comunidades citadas, participará pela primeira vez do evento o Suábio do Danúbio – povo de etnia e cultura germânicas. 

Uma das novidades desta edição será a exposição ‘Brasil Ofícios e Saberes’, que poderá ser visitada no pavilhão de artesanatos. No local, seis comunidades vão apresentar atividades consideradas patrimônio cultural do Brasil: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, da Bahia; Modo de Fazer Viola-de-Cocho, do Matgo Grosso e Mato Grosso do Sul; Ofício das Baianas de Acarajé, da Bahia; Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, de Mato Grosso; Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá, de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará; e Modo de fazer Renda Irlandesa, de Sergipe. 

Serviço – A visitação poderá ser feita no dia 6 de setembro, das 18h às 21h, e nos dias 7 e 8, das 10h às 22h. O Pavilhão Vera Cruz fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, no Jardim do Mar.