Milhares de pessoas, sobretudo jovens, movimentaram a Praça 22 de Novembro, no centro de Mauá, ao longo desta quinta-feira (21). O motivo de tanta gente reunida no mesmo espaço foi a realização da terceira Edição da Feira do Emprego, promovida pela Secretaria de Trabalho e Renda.
A ação levou as atividades do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) para a praça. Isto significa que os interessados puderam fazer cadastramento para vagas de empregos oferecidas por empresas que atuam em parceria com o poder municipal. Além disso, outras 14 empresas atuaram diretamente na feira com estandes montados para atender a população. Entre as empresas figuram Habib’s, Ragazzo, Porto Seguro, Digital Med (tecnologia da informação), Êxito e Atitude, entre outras.
“Consegui uma carta de encaminhamento para vaga de operadora de caixa”, animava-se Caroline da Cunha Santos, de 27 anos, moradora do Jardim Silvia, logo após ser atendida na tenda do CPTR.
“Providenciei minha carteira profissional e entreguei currículo em quatro empresas, agora é torcer para dar certo”, afirmou Beatriz Gualberto, de 17 anos, em busca do primeiro emprego. Moradora do Jardim Nova Sapopemba, em São Paulo, Beatriz ilustra o fato de muitos participantes virem de cidades vizinhas para aproveitar a concentração de oportunidades que marca a iniciativa.
Oportunidades, aliás, não apenas de ingresso no mercado de trabalho, mas, antes, de qualificação profissional. Estandes de instituições de ensino e de entidades que oferecem cursos de qualificação, entre as quais Fatec, Sest/Senat, Instituto Polígono, entre outros, foram atrativos adicionais.
“Acreditamos que a capacitação é base fundamental para a inserção no mercado de trabalho e queremos agradecer a parceria das instituições presentes”, destacou ao microfone o prefeito Donisete Braga.
“É um prazer participar deste evento e queremos informar que a Fatec está com inscrições abertas para cursos tecnológicos gratuitos que vão iniciar no segundo semestre deste ano. os cursos são oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite, e 90% dos concluintes saem empregados”, anunciou o diretor da instituição mantida pelo governo estadual, Roberto Correia de Melo.
Empreendimentos de Economia Solidária apoiados pela Secretaria de Trabalho e Renda também compuseram a feira, entre os quais negócios voltados à área de alimentação e artesanato.
Em parceria com psicólogos voluntários, a III Feira do Emprego ofereceu aos jovens testes vocacionais. Tais atendimentos foram realizados no Centro de Formação Qualifica Mauá, instalado no primeiro andar do prédio do Green Plaza.
Retrospecto – Na primeira edição, a Feira do Emprego de Mauá reuniu 10 mil vagas e 9 mil pessoas. Na segunda edição, em 2014, foram 11 mil vagas e 12 mil pessoas. Os números desta edição estão sendo contabilizados.