Exposição retrata os 100 anos do prédio que foi o primeiro Grupo Escolar

ARTICLE TOP AD

bertura será nesta quinta-feira (25), às 19h30, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, que funciona no prédio da antiga escola
Nesta quinta-feira (25), será realizada a abertura da exposição “Um Século de História: da Escola à Memória”, que resgata a trajetória centenária do prédio sede do antigo primeiro Grupo Escolar da cidade e desde 1990 abriga o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. A cerimônia de abertura acontecerá a partir das 19h30. O Museu está localizado na Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

A mostra é composta por objetos, documentos, fotografias e de detalhes construtivos da edificação inaugurada em 1914, e atualmente considerada patrimônio histórico municipal e estadual. Após a abertura o público poderá conferir apresentação da Camerata da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri.

De acordo com a arquiteta Fátima Regina Tavella Leal, atual responsável pelo museu, esta é uma exposição muito solicitada, seja pelos visitantes, que querem conhecer a história da antiga escola e do prédio, seja por seus ex-alunos, seja por todos aqueles que de alguma forma criaram vínculos com o espaço. “Este prédio marca a paisagem e é um testemunho do desenvolvimento de Santo André”, ressaltou. Ainda segundo Fátima, o Museu é parte integrante de um conjunto de escolas que representam uma política educacional estabelecida durante a Primeira República (1889 – 1930) por isso foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2010.

Para a inauguração da exposição o prédio recebeu um trabalho de manutenção e pintura. Também foi instalada uma nova placa de identificação no jardim de entrada do local.

A exposição “Um Século de História: da Escola à Memória” foi organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 9h. às 14h30. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 4427-7297.

HISTÓRIA – O 1° Grupo Escolar de São Bernardo foi inaugurado em 1914, quando o município abrangia toda a atual região do Grande ABCD. O prédio abrigou o grupo escolar durante sessenta e quatro anos. Em 1978, após a transferência da escola para a Rua Tatuí, o imóvel passou a ser utilizado pela Promoção Social de Santo André – PROSSAN, e desde 1990 abriga o museu da cidade. O local é tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Santo André) desde 1992, e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 2010. Em 2006 o espaço passa a se chamar Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa em homenagem ao médico, escritor e vereador andreense, e um dos cidadãos que se preocupou em preservar a memória local. Gaiarsa faleceu em 2005, aos 93 anos de idade.

SERVIÇO:
Abertura da Exposição “Um Século de História: da Escola à Memória”
Data: nesta quinta-feira (25), às 19h30.
Local: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, na Rua Senador Fláquer, 470, Centro.
Estacionamento gratuito à Rua Gertrudes de Lima, 499
Mais informações: (11) 4427-7297.

ARTICLE BOTTOM AD