Final de ano é sinônimo de compras de presentes para a família e os amigos. Porém, cada vez mais, os universitários estão aproveitando também essa época para adquirir os livros do próximo semestre letivo. Esse é o caso da estudante de Química Ambiental, Catarina Aguiar.
Prestes a entrar no quarto ano do curso, Catarina já se adiantou nas compras para o próximo ano por diversos motivos. “Como a procura é menor nesse período, tenho a vantagem de ter o estoque garantido e os preços mais baixos”, afirma. Depois das promoções de Black Friday, muitas livrarias mantiveram os descontos, principalmente para as obras universitárias. Além das obras de Química, há também livros de Medicina, Direito, Comunicação e muitos outros cursos com desconto.
Para Catarina, há ainda outro motivo importante para aproveitar esse período. “Se algum produto tiver que ser encomendado, isso não interfere no começo dos estudos”, conclui. Como sempre, quem se adianta sai ganhando, tanto em relação à economia quanto à praticidade de garantir o material a tempo.
Pesquisar vale a pena
Apesar de os preços estarem mais baixos neste final de ano por causa da baixa procura, é importante dedicar algum tempo para comparar os preços. Muitas vezes, o mesmo produto pode sair mais barato se comprado pela internet.
Também é importante observar a forma de pagamento. Algumas lojas dão desconto em compras efetuadas no boleto, outras priorizam o pagamento em cartão de crédito. Por ser uma compra que envolve mais de um produto, garantir pequenos descontos em cada item pode fazer a diferença na conta final. Além disso, se a compra for feita na internet, vale a pena considerar as lojas que oferecem frete gratuito, mesmo que seja a partir de determinado valor. Colocar na ponta do lápis quanto deverá gastar em média é a melhor forma de economizar mais.