Escolas municipais de São Caetano se destacam no ENEM

ARTICLE TOP AD

A Educação de São Caetano do Sul voltou a se destacar pela qualidade de seu ensino. Na quarta-feira (5/8) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, mostrando que a rede municipal de São Caetano possui as duas melhores escolas públicas não técnicas da região: a Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão e a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Arquiteto Oscar Niemeyer.

“O resultado de nossas escolas nos exames nacionais nos enche de orgulho. Investimos muito em Educação para oferecer aos moradores o melhor ensino e, graças ao empenho dos educadores e alunos, mais uma vez o nome da nossa cidade está em destaque”, elogiou o prefeito Paulo Pinheiro.

 

A responsabilidade pelo Ensino Médio é do governo do Estado, mas ainda assim a Prefeitura de São Caetano, no intuito de garantir o melhor aprendizado possível a seus jovens, atende cerca de 1.800 estudantes em suas escolas municipais.

 

Na comparação entre as escolas públicas municipais do Estado de São Paulo, São Caetano se destaca no ENEM: a EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão conquistou a 5ª posição, a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer a 10ª e a EME Prof. Vicente Bastos a 22ª. Quando comparadas às escolas públicas municipais de todo o Brasil, o resultado sulsancaetanense também é expressivo, com a EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão como a 10ª melhor do País; a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer a 20ª; e a EME Prof. Vicente Bastos a 56ª.

 

A secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, comemorou o bom desempenho das três escolas no ENEM. “Isso é fruto do trabalho sério realizado no município, com a formação continuada dos professores, coordenadores e gestores no Cecape, o uso de tecnologias em sala de aula e o empenho dos educadores. Os professores do Ensino Médio também estão trabalhando na construção de um currículo unificado para a rede, o que é um estímulo a mais a todos.”

 

A EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão conquistou nota média de 565,18 nas provas objetivas e 614,34 na redação. A EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer, 544,29 nas provas objetivas e 597,20 na redação; e a EME Prof. Vicente Bastos 516,35 e 532,65, respectivamente. O resultado no ENEM é muito importante para os estudantes, já que a nota é utilizada para a admissão em inúmeras universidades e faculdades do País, públicas e particulares.

 

Compromisso – A diretora da EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão, Carina do Espírito Santo, ressaltou que o bom resultado da escola é fruto do compromisso de todos com a qualidade do ensino. “Uma coisa que eu costumo destacar é que os alunos do Ensino Médio do Alcina querem estudar aqui, por isso acreditam na filosofia de trabalho da escola e se dedicam bastante. As famílias também apoiam muito as ações da escola. Essa união entre alunos, professores, famílias e comunidade escolar resulta num trabalho sólido, que se reflete neste resultado no ENEM.”

 

Assim como a EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão, a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer oferece aos alunos o Projeto ENEM. No contraturno das aulas, os estudantes que tiverem interesse participam de um reforço específico para melhorar o desempenho no exame. “A turma que participou do ENEM 2014 foi a primeira a se formar no Ensino Médio em nossa escola e já colheu bons frutos. A gente tinha esta expectativa e ficou feliz com o resultado”, destacou a diretora da EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer, Rosana Campana Chacon.

 

Na EME Prof. Vicente Bastos, que também oferece reforço escolar aos alunos, o diretor José Roberto Torelli elogiou o aumento da participação dos pais na vida dos estudantes. “Estamos convocando alguns alunos que têm mais dificuldades para participarem das aulas de reforço, com o apoio das famílias”, explicou.

ARTICLE BOTTOM AD