Neste final de semana a equipe RTR Sport Team estreou a nova temporada da Stock Series no autódromo de Interlagos. A escuderia é uma das cinco equipes que competem pelo título da categoria este ano. O fator de destaque é onde fica a sua sede, que está estabelecida na cidade de Ribeirão Pires, uma das menores cidades do ABC Paulista e o menor PIB per capita entre elas.
Para compreender como esse fato é incomum basta analisar as sedes das outras equipes, a W2 Racing está estabelecida no Rio de Janeiro, enquanto a Garra Racing e a RKL estão em Curitiba, a escuderia que está numa cidade com características mais parecidas com a RTR é a L3 Motorsport, que é sediada em Londrina, Paraná. Mesmo assim, a L3 possui maior história que a RTR, pois é uma equipe que está fazendo seu retorno à Stock Series neste ano. Londrina é uma cidade que possui um autódromo, diferentemente de Ribeirão Pires, que tem como autódromo mais próximo o de Interlagos.
A RTR Sport Team, que surgiu nas corridas finais da Stock Series de 2022, surge paralela a KTF Sports, equipe que já é tricampeã da categoria, ou seja, os pilotos e a equipe já tiveram uma boa base para a competição, mas agora a escuderia é gerida com Maique Papareli, empresário que comprou a RTR e a levou para a sua cidade natal e do seu filho, Vinicius Papareli, onde eles vivem até hoje. Neste ano Maique poderá ter maior investimento na sua equipe, com o investimento limite subindo para R$ 750 mil reais.
Por ser uma cidade pequena como Ribeirão Pires e, possuir uma equipe voltada para o automobilismo nacional, Vinicius Papareli, 24, comentou sobre o tema. “Sou de Ribeirão Pires. Sobre o sonho de ser piloto, quando pequeno eu pedi pro meu pai um carrinho de presente e depois de me enrolar muito ele me deu um Kart. A partir daí começamos a competir profissionalmente. Meu sonho era correr na Fórmula 1, mas é muito difícil, por conta de toda grana necessária, é muito complicado. Corri de Kart na Europa, mas não consegui me manter. Tentei nos Estados Unidos correr na Fórmula Indy, mas não deu certo, então retornamos ao Brasil e atuar no automobilismo brasileiro”.
Vinicius ressalta como ele sempre teve o apoio do pai em sua na carreira. Desde o ano passado eles estão juntos na equipe da Stock Series, e o melhor resultado obtido foi o de quarto lugar na primeira prova da etapa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Além deles, Kaká Magno, 34, é um membro muito importante da RTR, e ela comentou sobre suas aspirações como uma piloto. “Meu objetivo como piloto sempre foi o de competir na Nascar, esse ano e no ano passado eu realizei meu sonho que era de fazer um treino na Euro Nascar e meu objetivo é de competir na Euro Nascar ou na Stock Pro Series”.
Kaká já possui 15 anos de automobilismo, com passagens pela Mercedes Cup, Fórmula 1.600, Fórmula 4 Sul-Americana e também a Euro Nascar. No caso de Paparel, elei está apenas iniciando, com apenas nove corridas disputadas. Devido essa experiência, ela compreende as dificuldades que são vividas por equipes automobilísticas, mantendo-a com pés no chão sobre as possibilidades de vitória da equipe, entendendo que outras equipes com maior história e investimento possuem vantagem em comparação a uma equipe recém montada.
*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.