Entrevista com o pré-candidato a vereador Luiz Henrique Watanabe

14

Entrevista com o pré-candidato a vereador pelo PSDB de São Bernardo do Campo Luiz Henrique Watanabe:

Informa ABC – De onde surgiu esse engajamento para a vida pública como político?

LHW – Fiz o curso de direito e já na época da faculdade compreendi que o funcionamento da sociedade se dá em torno de leis, que por sua vez são criadas pelos homens e tem como único objetivo promover o bem comum e fazer justiça. Essa compreensão somada à vontade de colaborar para a transformação da sociedade num lugar melhor para se viver fez nascer em mim o sonho de ser administrador público.

Informa ABC – Mas porque um administrador público e não um funcionário concursado?

LHW – O membro dos poderes executivo e legislativo são escolhidos pelo povo e recebem uma responsabilidade maior, pois são eles que dirigem e decidem os caminhos que a Cidade, o Estado e o País vão seguir. Considero um privilégio assumir essa responsabilidade, pois sou motivado pela ideia de representar as pessoas e trabalhar para o bem e para o que é bom para a sociedade?

Informa ABC – Como assim? Qual a diferença entre o que você chama de “Bem” e o “Bom”?

LHW – “Bem” é aquilo que as pessoas sentem vontade, precisam e pedem. “Bom” é aquilo que as pessoas precisam, mesmo que não queiram, achem que não precisam ou nem sabem que existe.

Informa ABC – Você pode explicar melhor isso dando exemplos?

LHW – Programas de inclusão social são exemplos de “Bem”, tem pessoas que precisam. Obras de infraestrutura como tratamento de esgoto é um exemplo de “Bom”, algumas pessoas não imaginam o que se passa embaixo das ruas nem tem noção da importância que é a sustentabilidade para a sociedade, mas nem por isso essas obras podem ser esquecidas.

Informa ABC – Como você avalia a situação do PSDB em São Bernardo do Campo?

LHW – Somos um grande partido, temos um time muito forte. Um Deputado Estadual que é Líder da Bancada na Assembleia Legislativa, um Deputado Federal, o Presidente da Câmara dos Vereadores, o Vereador mais bem votado das últimas eleições municipais e ainda um outro Vereador que tem como o pai um símbolo da política de SBC são do PSDB. Além disso, o partido tem outros 39 pré-candidatos que estão preparados e possuem cada um sua representatividade na sociedade. O partido tem ainda outros aliados como, por exemplo, o PMN.

Informa ABC – Qual o caminho que você acha que o PSDB deverá seguir nas eleições do ano que vem?

LHW – Penso que o partido deve ter candidatura própria, temos um grande quadro que é o Deputado Orlando Morando e ainda o Vereador Admir Ferro. Particularmente gostaria que nosso candidato fosse o Orlando, pois acredito na sua seriedade e capacidade de realização.

Informa ABC – É possível em sua opinião uma união com o PPS de Alex Manente?

LHW – Vejo o PPS como um partido com grande representatividade e bons quadros. Entendo que se existir real vontade de mudar a administração para melhor, não há nada de errado em receber o apoio e dividir propostas que sejam boas para São Bernardo do Campo.

Informa ABC – Qual é a sua avaliação da atual gestão municipal em SBC?

LHW – Entendo que SBC merece muito mais! Não aceito a ideia de que as coisas vão bem por aqui, vejo que o atual governo adota apenas medidas eleitoreiras e obras feitas apenas para encher os olhos. Além disso, o atual prefeito e sua bancada de vereadores se preocupam muito mais com propaganda do que em realizar mudanças estruturais que realmente melhorem a cidade e a vida das pessoas. O que querem mesmo é criar na cabeça das pessoas as sensação de que a cidade esta boa, mesmo que não esteja e que ainda precisa fazer muita coisa que não está sendo feita

Informa ABC – Qual o principal problema em sua opinião?

LHW – Sem dúvida SBC precisa melhorar o atendimento na saúde pública e infelizmente o governo só pensa em construir obras bonitas, mas com atendimento deficiente. Outro problema grave é o trânsito que está cada vez pior e o prefeito não tem sequer um projeto eficiente para melhorar a mobilidade urbana.

Informa ABC – Agradeço sua participação, tem algo mais que gostaria de dizer?

LHW – Percebo que para as pessoas não interessa mais as diferenças políticas nem as brigas partidárias, o que importa mesmo é a prestação de bons serviços públicos e a realização do bem comum, independente de quem faça. O que importa mesmo é melhorar a situação da cidade.

Agradeço a oportunidade, desejo sucesso para este importante veículo de comunicação da nossa região e aproveito para agradecer todo apoio que recebo dos amigos e familiares.