1 – Como foi o resultado da feira de empregos do Atrium?
Além de nossas expectativas, esperávamos aproximadamente 5 mil candidatos foram três vezes mais, cerca de 15 mil candidatos nos dois dias de evento. Tínhamos cerca de 2 mil vagas em aberto, alguns candidatos já estão sendo chamados para entrevistas e alguns já foram contratados. Fiquei feliz com o número de PCDs (Pessoa com Deficiência) em busca de recolocação cerca de 50 candidatos.
2 – Quais as áreas com mais vagas na região?
O emprego no ABC tem migrado da indústria de transformação para o setor de serviços, na última pesquisa de emprego e desemprego do DIEESE, promovida pelo Consorcio Intermunicipal do ABC, informa que mais de 50% das vagas de emprego na região estão no setor de serviços (hospitais, clinicas médicas, comércio em geral, shoppings, tecnologia da informação, logística etc ), e apenas 25% na indústria de transformação.
3 – O que falta aos profissionais para ocupá-las?
Qualificação profissional, não adianta ter apenas a formação básica. As empresas querem, mais do que nunca, um currículo recheado: As empresas aumentam a exigência para abrir uma vaga justamente porque ela não quer um alguém para ser desenvolvido, para ser treinado. Ela quer trazer alguém pronto de verdade. Desenvolver um profissional internamente significa um custo, um gasto para esta empresa, que ela neste momento não quer ter. Por este motivo que tínhamos na Feira do Atrium escolas profissionalizantes e Universidades da região.
4 – Quais as dicas que você, como profissional de RH da a quem busca uma nova colocação?
Trate a busca por emprego como você trataria um projeto, crie uma rotina para procurar emprego.
Não descarte a possibilidade de fazer trabalhos temporários, você aprenderá algumas competências neste periodo que utilizará em outros trabalhos.
Acione a rede de contatos, 70% das vagas são fechadas por indicação, o velho QI ( quem indica )
Tome cuidado com Redes Sociais, o seu primeiro contato com o selecionador vai ser pelas redes sociais, então cuidado “com quem é você” no mundo digital.
Invista no seu desenvolvimento, se qualifique constantemente.
Prepare-se para as entrevistas que surgirem, vá bem preparado para as entrevistas que forem marcadas. Pesquisar a empresa e fazer as perguntas certas ao recrutador pode fazer a diferença.
5 – Quais as áreas com mais demanda para 2016?
Como disse anteriormente a maior demanda é para o setor de serviços, mas fica uma dica para o futuro, procure uma profissão que não pode ser automatizada vivemos em um mundo de constante mudanças e sua atual profissão pode ser extinta a qualquer momento .
Marcelo Dantas da Fonseca
Coordenador da Rede de Gestores de RH do ABC