Escolher uma carreira para o seu futuro é uma decisão muito importante. Por mais que o mercado sempre ofereça opções para quem realmente busca se tornar um profissional diferenciado e que seja também possível mudar de rumo a qualquer momento de sua vida realizando um novo curso ou graduação, é muito importante que você esteja consciente de alguns fatores ao optar por estudar uma determinada área. Afinal, é o seu tempo que é empregado na construção deste conhecimento.
Atualmente, a engenharia parece ser uma área cada vez mais certa para muitos jovens, sendo a área das ciências exatas que mais emprega profissionais no Brasil. Com uma ampla oferta de cursos e variadas áreas de atuação, quem escolhe esse curso de graduação deve ficar atento às possibilidades que o mercado oferece, compreendendo melhor o seu papel dentro da sociedade e do setor.
As diferentes áreas
O ensino da engenharia no Brasil data do século XVIII, mostrando que o país tem uma longa tradição e uma base sólida no ensino desta ciência, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Atualmente são 34 tipos diferentes de engenharia oferecidos entre as diversas instituições brasileiras de ensino superior.
Em 2005, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou a resolução de nº 1010, que consiste na permissão aos profissionais de se formarem em disciplinas diversificadas, variando seu currículo acadêmico e permitindo que eles possam realizar outras tarefas dentro da engenharia, sem precisar necessariamente realizar outra graduação. Isso, além de oferecer ao engenheiro a possibilidade de atuar em áreas diferentes, também ajuda a diversificar a engenharia.
Além das atuações mais tradicionais da engenharia, são vários os segmentos que ganharam força nos últimos anos. Se o estudante ainda não escolheu uma carreira ou o curso que deseja fazer na graduação, há carreiras como a Engenharia Florestal, voltada principalmente às análises ambientais e à criação de novas estratégias e formas de utilizar os recursos naturais de maneira sustentável.
Outro segmento que tem chamado bastante a atenção nos últimos anos é o da engenharia de produção, formando profissionais que são mais capacitados para gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros de um ponto de vista mais empresarial, visando aumentar a capacidade produtiva e a lucratividade.
Onde estudar
São diversas as universidades que hoje oferecem bons cursos de engenharia. Para as pessoas que desejam seguir uma nova carreira ou que dispõem de tempo limitado para estudar, é possível optar pelo ensino de engenharia a distância, através de diversos cursos na modalidade EAD bem avaliados pelas instituições competentes.
Portanto, além de formar profissionais mais habilitados para o mercado de trabalho, esse ramo da ciência também tem se tornado mais acessível para quem deseja um novo rumo em sua vida profissional.