Em São Bernardo, Prefeitura faz mobilização para reabastecer banco de sangue

ARTICLE TOP AD

Administração faz campanha de conscientização pedindo doadores ao Hemocentro da Colsan, que está com baixa quantidade no acervo; unidade abastece os hospitais municipais

A Prefeitura de São Bernardo intensificou nesta semana uma campanha de conscientização, cujo objetivo é reabastecer o banco de sangue, que está com baixa quantidade em seu estoque.  Atualmente, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue, a Colsan, conta com apenas 50% de sua capacidade. O órgão é responsável pelo abastecimento de sangue dos quatro hospitais municipais de São Bernardo, sendo o Hospital Pronto Socorro Central (HPSC), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital Anchieta (HA) e o Hospital de Clínicas (HC).

O plano de ação da administração foi por confeccionar cartazes e fixá-los nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais repartições públicas.  Ao todo, mais de 500 cartazes foram distribuídos. No teor, a importância da doação e as informações básicas para a realização do procedimento.  Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e essa doação pode fazer total diferença.

 A mesma campanha também foi impulsionada na internet e redes sociais da Prefeitura. “Estamos empenhados em restabelecer os estoques do banco de sangue do município. Convidamos as pessoas por meio das redes socais e iremos espalhar cartazes nas unidades de saúde e nos prédios públicos. Vamos conscientizar os comissionados, funcionários da Prefeitura e toda a população sobre a importância do ato”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

 A Colsan tem capacidade para receber até 200 doadores por dia, porém desde o mês de setembro, o número de pessoas dispostas a doar sangue diminuiu consideravelmente, provocando um grande desabastecimento. O tipo mais difícil de ser encontrado são os de fatores negativos, como “O negativo” e “AB negativo”.

COMO DOAR – O doador precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Ele também será submetido a uma avaliação médica antes do procedimento, onde será retirado uma amostrar para testes de sorologia e anemia. A coleta pode durar no máximo 50 minutos e a retirada é de 405 ml a 495 ml. As mulheres podem doar até três vezes ao ano e os homens quatro oportunidades.

O horário de funcionamento da Colsan é de segunda a sábado, das 8h às 13h. O hemocentro está localizado na Rua Pedro Jacobucci, 440, Vila Euclides. Mais informações pelo telefone 4332-3900.

ARTICLE BOTTOM AD