Educação de São Caetano fecha parceria com o Google

*Da redação

No mês de fevereiro deve ser oficializada a parceria da Prefeitura sancaetanense com o Google, empresa líder mundial em diversos segmentos da internet e comunicação – o acordo vai garantir à cidade fornecimento gratuito de treinamento e capacitação para os professores da rede municipal de ensino, além de acesso a ferramentas educacionais e softwares para uso por educadores e estudantes.

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, comemorou o acordo com a empresa americana. “A parceria com o Google vai permitir que São Caetano dê mais um passo em direção ao nosso projeto de nos tornarmos uma Cidade Educativa. É um grande orgulho poder oferecer a nossas escolas este avanço significativo”, avaliou. A secretária interina da Educação, Ivone Braido Voltarelli, ressaltou a importância das parcerias para o município. “Nossas escolas já contam com o apoio da Fundação Lemann e agora o Google está chegando. Quem ganha com isso são nossas crianças e jovens.”

O diretor do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, André Stábile, destacou que o acordo com a Prefeitura de São Caetano é “o mais amplo termo de parceria que a Google celebra no Brasil”. “Essa não será uma parceria ocasional. O Google será um aliado permanente no desenvolvimento da Educação de São Caetano, pois eles também buscam garantir a criação de um sistema público educacional de alto desempenho”, afirmou Stábile, responsável pelos contatos com a empresa de tecnologia.

 Os professores de São Caetano serão treinados para a melhor utilização possível das ferramentas tecnológicas do Google, como o compartilhamento de documentos, videoconferências e publicação de vídeos na internet. As escolas, educadores e estudantes da cidade terão acesso a uma rede compartilhada que permitirá aos professores o acompanhamento do desenvolvimento dos jovens. O sistema será colaborativo, com vários estudantes utilizando ao mesmo tempo os documentos e com a possibilidade de acesso a aulas disponibilizadas na rede.

“O Google é uma empresa enorme, que tem registrado oficialmente como missão organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. E eles têm essa capacidade e estão empenhados neste intuito, por isso eu digo que o que a Prefeitura conseguiu para São Caetano não é apenas uma parceria, é uma aliança estratégica permanente para nosso futuro”, concluiu André Stábile.