Além de todas as vantagens que a documentação eletrônica traz para os trâmites cotidianos, a versão eletrônica do CPF também pode dar aos seus usuários vantagens para investir em leilões.
Frequentemente, a Polícia Federal e a Receita leiloam itens apreendidos em suas operações. Eletroeletrônicos, automóveis, cargas apreendidas das mais diversas naturezas e até imóveis são negociadas nos pregões online, e esses leilões virtuais chamam a atenção do público, pois oferecem bens de consumo a preços bem abaixo do mercado.
Para ter acesso aos leilões em andamento, basta acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) utilizando o e-CPF, certificado digital que proporciona a mesma validade jurídica do documento em papel nas transações eletrônicas. O documento eletrônico deve ser emitido por uma autoridade certificadora habilitada pela Receita Federal, e obedecer aos padrões ICP-Brasil. Para saber mais sobre o processo de adoção do e-CPF, clique aqui.
Acompanhando os leilões online
Feito o acesso ao e-CAC, basta consultar o “Sistema de Leilão Eletrônico” do site. A seção exibe os editais em andamento, e neles é possível obter todas as informações sobre os bens à venda, como lotes disponíveis, datas de início e encerramento do recebimento das propostas, assim como o preço inicial das ofertas.
O critério para aceitação das propostas é o maior valor oferecido, assim como as demais ofertas que atinjam até 10% da maior proposta. Depois desse filtro, é dado início à etapa de lances (2ª fase do leilão). Por isso, é interessante que o consumidor interessado dê o maior lance possível já na primeira fase das propostas, evitando a concorrência para arrematar os itens.
Para saber mais sobre os leilões eletrônicos, consulte a apostila disponibilizada pela Receita Federal.