Com o acréscimo das doações de Santos, o número do banco de sangue aumentou 10% nos três meses deste ano. A quantidade de coletas realizadas no ABC se manteve praticamente a mesma em relação ao mesmo período do ano passado, com diferença de apenas quatro doações a mais.
A Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, é a responsável pelo controle das doações feitas na região. De acordo com Solange Rios, gerente administrativa da central da Colsan, no mês de março, 95% da capacidade de armazenamento foi atingida, totalizando 6.174 doações. Ela disse também que o número é considerado suficiente, visto que as doações são distribuídas para 12 hospitais, sendo seis no ABC.
Ainda segundo a gerente, a quantidade de coletas para os próximos meses preocupa. “A doação diminui em meses com muitos feriados, e em abril tem dois, depois de maio vêm as férias e o frio, período que as doações caem muito”, disse.
Para realizar a doação, o cidadão precisa ter mais que 16 anos, pesar mais que 50 kg, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e não estar fazendo tratamento de alguma doença. Já o doador que possui tatuagem ou piercing deve esperar por um ano para realizar a doação. O tempo do procedimento, durante a semana, é de aproximadamente 45 minutos. Nos finais de semana, cerca de duas horas. Além disso, é garantido pela Constituição que o doador tem um dia de folga no trabalho.