Dicas para aumentar a vida útil dos seus eletrodomésticos

Indispensável para todas as residências, os eletrodomésticos são conhecidos por terem vida longa. Porém, se os devidos cuidados não forem tomados, esses itens poderão sofrer danos ou, então, gastar mais energia do que seria necessário. Confira dicas para conservar os seus aparelhos:

Geladeira

O que muita gente ainda não sabe é que o calor prejudica o funcionamento da geladeira. Em razão disso, é válido evitar colocar alimentos quentes dentro do eletrodoméstico, assim como deixá-lo longe o fogão. O calor faz com que a geladeira tenha que trabalhar mais para resfriar o que há dentro.

Além disso, aquele hábito de deixar roupa atrás da geladeira para secar deve ser abolido. Nessa parte do eletrodoméstico está o condensador, responsável por fazer o sistema de refrigeração funcionar. Quando se coloca algo nesse local, o sistema fica obstruído, prejudicando o seu funcionamento.

Outra atenção que o usuário precisa ter é com o transporte da geladeira. Se a geladeira sai do seu lugar, é importante que o usuário espere ao menos duas horas para ligá-la, evitando assim que o óleo lubrificante caia nos dutos de sucção do sistema de refrigeração.

Bastante comum, mas nada recomendável, provocar o degelo com secador de cabelo e usar a faca para retirar o gelo são atitudes que podem danificar a geladeira.

Micro-ondas

Usar uma faca ou qualquer outra ferramenta pontiaguda também pode danificar o micro-ondas. Para fazer a sua limpeza, basta desligar o aparelho da tomada e passar um pano úmido com detergente neutro.

Se for necessário tirar a sujeira acumulada, há um truque: aquecer um copo d’água com algumas rodelas de limão por cerca de três minutos na potência máxima. O vapor dessa mistura vai ajudar a gordura amolecer e permitir que o pano retire a sujeira. Embora isso seja bastante útil, é preferível fazer a limpeza regularmente, a fim de aumentar a vida útil do micro-ondas e evitar que ele acumule manchas e odores.

Fogão

Além de prolongar a vida útil do fogão, cuidar bem desse eletrodoméstico ainda ajuda a deixar a casa segura, livre de acidentes. O primeiro cuidado é durante a instalação, que deve ser feita por um profissional capacitado e em um local longe de correntes de vento, em um chão nivelado e com espaço para a abertura do vidro do forno.
Quando o fogão já estiver instalado, evite deixar produtos inflamáveis, panos e plásticos próximos a ele pelo risco de acidente. Após usar o fogão, deixe a tampa de vidro aberta, pois o calor do eletrodoméstico pode prejudicar o vidro e até quebrá-lo.
Já com o forno, a dica é não ficar muito tempo com o gás aberto antes de acender. Se isso acontecer, o gás deve ser fechado imediatamente até se dissipar.

A limpeza do fogão também é bastante importante. Caso queira mais praticidade, opte por modelosque evitam o acúmulo de gordura. Assim, um simples pano já dará conta da limpeza.

Máquina de lavar roupas

Para não sobrecarregar a máquina de lavar roupas, coloque o máximo de roupas permitido pelo fabricante. O excesso poderá custar a eficiência da lavagem e até reduzir a vida útil do eletrodoméstico. A cada dois meses, faça uma higienização com água e sabão neutro, quando a máquina estiver sem o plugue na tomada. Observe se o modelo da sua máquina já possui essa função programada e veja como usá-la.

Ar-condicionado

O filtro do ar-condicionado é onde a sujeira é retida, sendo que quando o aparelho é desligado a poeira se acumula com a umidade e pode propiciar o surgimento de microrganismos nocivos à nossa saúde.

É fundamental fazer a manutenção rotineira, preferencialmente com um profissional. Esse cuidado ajudará o ar-condicionado a durar por mais tempo, além de preservar a saúde da família e das pessoas que transitam pelo ambiente em que ele está.