Diadema recebe carreta do Programa Mulheres de Peito

*Da redação

Na tarde de quarta-feira (5/2), quando se comemora o Dia Nacional da Mamografia, a cidade de Diadema recebe a carreta do Programa Mulheres de Peito, ação do Governo Estadual. A ação pretende ampliar o acesso ao exame de mamografia e, com isso diagnosticar precocemente o câncer de mama. 

A carreta ficará estacionada, na praça, durante o mês de fevereiro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. O espaço possui estrutura para realizar exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia. “Essa é uma intervenção para diminuir as filas para realizar o exame, fazer o diagnóstico precoce e encaminhar ao tratamento, quando necessário”, explicou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer a mamografia gratuitamente. Mulheres fora dessa faixa etária também poderão ser atendidas, caso haja indicação médica para o exame.

“Quero agradecer ao governador pela sensibilidade em escolher o município de Diadema para sediar a carreta do programa. Precisamos olhar para essas pessoas”, afirmou o prefeito Lauro Michels. Em 2012, mais de 520 mil mulheres morreram vítimas da doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em São Paulo, foram cerca de 16 mil mulheres.

“Entre as mulheres, a incidência maior de câncer é o de mama. A notícia boa é que é uma doença curável, mas precisa de diagnóstico precoce e tratamento adequado. O Estado de São Paulo é o primeiro a realizar esse tipo de ação”, lembrou o governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Programa Mulheres de Peito – Ao todo, serão quatro carretas na região metropolitana e um caminhão destinado ao interior paulista. Diadema é o segundo local a receber o programa. O primeiro foi Santo Amaro.