Diadema dá sequência à Campanha do Desarmamento Infantil nas escolas

ARTICLE TOP AD

As Secretarias de Educação e de Defesa Social da Prefeitura de Diadema continuam, na próxima semana, com as atividades da 12ª edição da Campanha do Desarmamento Infantil. Na segunda e quarta (dias 12 e 14) a Campanha estará presente nas Escolas Municipais Inspetor Reinaldo José Santana – Piró  e nos dias 13 e 15 na Escola Doutor Mário Santalúcia. 
 
 
Na primeira visita, os integrantes da GCM nas escolas fazem um bate-papo para explicar a Campanha e como ela ajuda na criação de uma cultura de paz, em palestra que envolve os  4.544 alunos das duas unidades de ensino. Depois nos dias 14 e 16, as mesmas escolas recolhem as armas de brinquedo e os desenhos temáticos feitos pelos alunos. Cada arma de brinquedo será trocada por revistas da Editora Panini. São 15 mil títulos que serão distribuídos, entre os seguintes títulos: “Álbum da Copa do Mundo”, “Histórias do Pelezinho,” “Mônica”, “Bidu”, “Ronaldinho Gaúcho”, “Scooby-Doo”, “Desenhos para Colorir”, “Patati-Patata”, “Curiosidades”, “Saiba Mais”, “Vingadores” e “Almanaque da Mônica”.  
 
 
Mais de 14 mil alunos participam – Ao longo de 2014, os 14.212 alunos de 18 escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, entre 4 e 10 anos,  receberão as palestras para desestimular o uso de armas de brinquedo por parte dos alunos. Cada escola terá um local para depósito das armas, que serão destruídas simbolicamente, por rolo compressor, em evento a ser marcado no segundo semestre.
 
 
Após a destruição, o material recolhido será enviado às unidades de reciclagem do Programa Vida Limpa, que realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos por meio de grupos organizados de catadores, com o objetivo de geração de trabalho e renda, diminuição da destinação final de resíduos para aterros e preservação do meio ambiente.
 
 
Multiplicadores – De acordo com o inspetor-chefe e idealizador da Campanha, José Vicente de Oliveira Neto, a Campanha está levando à participação dos pais das comunidades onde estão situadas as escolas. “Eles ficaram muito animados e compartilham das nossas atividades”, afirma Neto. “Em cada atividade nas escolas contamos com a presença de 20 pais  em média”. 
 
 
O GCM ressalta que os alunos farão panfletagem com temas da Campanha no segundo semestre deste ano para comerciantes e população. Também estão previstas visitas das escolas localizadas no Centro de Diadema à sede da Guarda.  
 
 
Balanço – Desde 2002 as onze edições da Campanha já realizaram a troca de 20 mil armas de brinquedo pela mesma quantidade de revistas infantis, além da entrega de 95 mil desenhos temáticos pelas crianças. No total as arminhas renderam 4 toneladas de materiais enviados para o Programa Vida Limpa.   

ARTICLE BOTTOM AD