Cidade contará com diversas ações no Conexão Azul, incluindo oficinas, brinquedos e orientações jurídicas; comemorada em 2 de abril, a data foi criada com a proposta de conscientização da população
O Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. A data foi criada em 2007, pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos da pessoa com TEA. Dando visibilidade ao tema, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, promove neste sábado (5/4) o evento Conexão Azul: Celebrando a Singularidade do Autismo.
O encontro começa com uma caminhada especial pela Avenida Kennedy, concentrando o público a partir de 12h30, em frente à EMEB Castro Alves, com destino ao estacionamento do Ginásio Poliesportivo, que, a partir das 14h, receberá atividades socioculturais, como pintura facial, oficinas sensoriais, de desenho, brinquedos infláveis, barracas de artesanato, de economia criativa, apresentações musicais e apresentações de personagens. A Faculdade de Direito de São Bernardo e a OAB-SBC farão orientações jurídicas.
“As famílias podem esperar um dia de muita alegria e, acima de tudo, de conscientização acerca da causa. O Conexão Azul vai unir entretenimento, serviços e atividades lúdicas no mesmo espaço. Queremos promover a inclusão da forma como ela tem de ser feita e, sobretudo, combater o preconceito e a desinformação”, argumentou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA de São Bernardo, Fábio Branco.
O prefeito Marcelo Lima enalteceu o trabalho desenvolvido pela pasta na preparação de um evento intersecretarial, que faça a população se aproximar do tema. “A ideia, na reforma administrativa, em ter uma pasta exclusivamente para esse público é para que a política pública acerca desta população seja efetiva. Aqui em São Bernardo inclusão não ficará apenas em palavras, mas também com ações como esta”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.