Julia acabou de concluir o ensino médio e está a procura do seu primeiro emprego, ao abrir o jornal se depara com uma notícia informando que a recolocação no mercado de trabalho demora em média 8 meses no Brasil. Assuntos como este já fazem parte do cotidiano do brasileiro. Mas afinal, será que a crise é a maior vilã que dita as regras do desemprego?
São vários os motivos que nos leva ao entendimento deste alto índice de desemprego no Brasil: será a alegada crise econômica, onde há o fechamento dos postos de trabalho ao invés da abertura de novos? Ou a educação básica que não prepara o aluno para o mercado de trabalho? Mas há um ponto crucial a ser debatido: a falta de qualificação profissional.
Segundo a consultoria de recursos humanos da AE- Agência Escola, além da formação escolar básica, as empresas preferem aqueles candidatos a primeiro emprego que já possuem qualificação obtida através de especializações. ” Sempre explicamos que não é porque a vaga não exige experiência que não se exige NADA!”. Através de um curso profissionalizante de qualidade o aluno aprende atividades básicas importantes para o início de sua carreira e ainda desenvolve seu comportamento para o ambiente corporativo” afirma Diretora de Rh – Priscila Albers.
A qualificação compreende a preparação do cidadão através de uma formação profissional, para que possa aprimorar suas habilidades e executar funções específicas, demandadas pelo mercado de trabalho. E essa necessidade atinge desde os jovens que buscam o primeiro emprego até profissionais com vários anos de experiência.
Na sala de aula é possível diagnosticar a ausência de preparação dessas pessoas que ingressam no mercado de trabalho. São adolescentes e adultos que não sabem como se comportar em uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo, como se deve elaborar um currículo ou redigir uma redação com o tema “quem sou eu”.
Por outro lado, um profissional com anos de experiência em determinada função pode sentir-se estagnado, ou nem perceber que está sendo direcionado para uma carência de qualificação, pois sem novos conhecimentos se apresentará para o mercado de trabalho sem as credenciais desejáveis.
No atual mundo globalizado, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente. Inserir e reinserir profissionais nesse mercado depende de experiência sim, mas, sobretudo, compreende muito mais a credibilidade à qualificação.
A AE-Agência Escola pode ajudá-los nessa jornada! Conheçam nossos cursos profissionalizantes: Gestão Empresarial, Gestão Tecnológica, Inglês, Informática Empresarial, Operador e Líder Industrial, Turismo e Hotelaria, Operador de Computador e Preparatório para ENEM.
Fernanda Reis
Instrutora de Cursos
AE – Agência Escola
Telefone:4433-4970
Site: www.agenciaescola.com.br