Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

ARTICLE TOP AD

Vai se mudar para um apartamento pequeno e não sabe como deixá-lo charmoso e elegante por conta da falta de espaço? Ou você já está morando num local desses e não sabe como solucionar os problemas de falta de espaço para lidar com a decoração? Separamos algumas dicas de decoração para deixar seu apartamento mais elegante e estiloso, sem prejudicar a decoração por conta da falta de espaço. Confira:

1)    Consulte um profissional
A primeira dica da nossa lista é, antes de fazer qualquer reforma ou construção, procurar um profissional competente e capacitado das áreas de arquitetura ou design de interiores. Essas pessoas saberão como realocar seus móveis e eletrodomésticos, e indicarão as melhores soluções para a falta de espaço sem deixar o ambiente lotado. Eles saberão dispor a mobília de maneira inteligente, deixando assim o apartamento mais aconchegante e harmônico.

2)    Os móveis
Outro item extremamente relevante para fazer de um apartamento, embora pequeno, mais espaçoso e aconchegante, é a escolha dos móveis. Essa escolha deve ser feita com muito cuidado e zelo, levando sempre em conta suas necessidades e desejos, e as condições de espaço e de decoração do seu apartamento. A dica é priorizar os móveis sob medida, pois eles ajudam a aproveitar os espaços e otimizar seus usos.

Os móveis planejados, no entanto, podem ser um pouco acima do preço dos móveis comumente encontrados em lojas regulares. Nesse caso, alguns especialistas indicam que os móveis planejados sejam prioridade em cômodos como cozinha e quartos, pois são os que geralmente possuem mais objetos a serem guardados.

3)    Espelhos e assentos alternativos
Os espelhos são ótimo aliados de quem procura estabelecer um ambiente mais amplo e espaçoso. Isso porque esses objetos causam uma impressão de aumento da realidade, duplicando os espaços através da reflexão e impedindo a visão de finalidade de certos cômodos e espaços. Devem ser usado com cautela, no entanto, para não darem impressões errôneas de infinito em espaços desnecessários.

Outra dica é se atentar para os assentos do imóvel. Cadeiras, poltronas e sofás geralmente ocupam espaços consideravelmente grandes e por vezes dificultam a mobilidade. A dica é investir em assentos alternativos como pufes ou banquinhos com rodinhas, que possam ser movidos com maior facilidade e acoplados ou encaixados em outros móveis quando não estão sendo utilizados.

4)    As cores
Apesar de por vezes passar despercebida, a cor dos ambientes é um fator extremamente importante para a montagem de um espaço. Isso porque determinadas cores conferem ideias de alargar ou comprimir espaços, e dependendo da escolha para determinados cômodos, as cores podem ajudar ou atrapalhar na percepção espacial do ambiente.

Nesse sentido, cores muito fortes e vibrantes ocupam lugar na visualização do espaço e devem ser evitadas. É importante escolher, para as paredes e os pisos, cores mais neutras como branco, bege, nude e creme, e concentrar cores mais fortes e vibrantes em objetos acessórios como quadros, almofadas, móveis e luminárias. Outra dica é usar tons semelhantes para a parede e para o piso, pois essa configuração concederá ao ambiente uma noção de amplitude.

5)    Circulação
A circulação é um dos pontos principais para se preocupar na hora de fazer o apartamento parecer maior e com isso torná-lo mais confortável. Para isso, evite mesas de centro e outras que servem apenas como decoração, sem possuir funcionalidade efetiva. Prefira concentrar locais de apoio e depósito de materiais em apenas um local para evitar a poluição dos ambientes, e opte por prateleiras estreitas e que não contenham muitos compartimentos externos ou subnichos, preferindo aquelas que apresentam elementos mais contidos e retos, sem tantas variações estéticas ou de suporte.

6)    Separação de cômodos
Se você tiver um apartamento ainda não construído e pretende torná-lo mais espaçoso e confortável, evite a separação muito definida de cômodos com paredes duras e opacas. Além de estar fora de moda, o ambiente torna-se muito mais amplo, agradável e confortável com a utilização de “meias paredes”: paredes de vidro ou divisórias retráteis.

ARTICLE BOTTOM AD