Cuidar dos dentes antes de eles nascerem

Poucos sabem qual a hora certa de começar a visitar um consultório odontológico. Será que é apenas quando a criança já tem todos os dentes permanentes? Será que é logo nos primeiros dentinhos? Essas e outras dúvidas são naturais na maioria das pessoas, já que orientações sobre higiene bucal normalmente são pouco abordadas durante a gestação.

Os primeiros dentinhos das crianças começam a nascer a partir dos 6 meses de idade e os problemas com cáries já podem surgir até seis meses após o nascimento dos “dentes de leite”– popularmente conhecidos dessa forma por começarem a surgir quando a criança ainda está sendo amamentada e também por conta da sua tonalidade que é mais clara que os dentes permanentes, lembrando o branco do leite.

Os motivos de algumas crianças terem cáries e outros problemas com os dentes com tão pouca idade podem ser motivos individuais de seu próprio organismo ou simplesmente pela falta de  higiene bucal.

É importante que os pais estejam preparados para cuidar da saúde bucal das crianças mesmo antes delas nascerem, assim ficará mais fácil acompanhar o desenvolvimento da dentição além de já iniciarem as consultas com os odontopediatras – dentistas especializados em saúde bucal infantil.

Confira algumas dicas para manter a higiene bucal de seu bebê (dos 4 aos 24 meses)

– Limpar a gengiva do bebê recém-nascido regularmente com um paninho úmido depois de todas as vezes que ele mamar

– Escovar o primeiro dentinho duas vezes ao dia, com uma escova infantil de cerdas macias e cabeça emborrachada, utilizando uma pequena quantidade de pasta de dente sem flúor.
A partir dos dois anos de idade, os cuidados com a higiene bucal  das crianças já devem aumentar:

– A criança já deve usar pasta de dente com flúor para evitar as cáries durante o desenvolvimento dos

– A criança precisa ser supervisionada durante a escovação até ela aprender a escovar corretamente. O ideal é que essa escovação dure dois minutos, com uma atenção especial aos dentes de trás – local onde as cáries começam a se formar.