Órgão de defesa do consumidor alerta que golpistas chegaram a cobrar R$ 3 mil por atendimento
O Procon Santo André identificou a prática criminosa de golpistas realizando, através de um e-mail falso, cobranças indevidas pelos serviços prestados pelo órgão de defesa do consumidor. É importante destacar que o atendimento ao público é totalmente gratuito e os e-mails oficiais do Procon Santo André são procon@santoandre.sp.gov.br (institucional) e santoandreprocon@gmail.com.
A diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini, conta que uma consumidora compareceu à sede do órgão requerendo o protocolo de atendimento no Procon contra a Sabesp, momento em que foram pesquisados o nome e o CPF da munícipe e não foi localizado nenhum atendimento em nome da consumidora.
“Nesse momento a consumidora nos mostrou os e-mails recebidos do Procon Santo André, quando identificamos que se tratava de um endereço eletrônico falso, que não conhecemos e nunca utilizamos, que é o proconsantoandre.sp.gov@gmail.com”, destaca Doroti.
Ainda de acordo com a instituição, a consumidora apresentou várias mensagens com o suposto e-mail do Procon Santo André, orientando que não efetuasse o pagamento do acordo firmado com a Sabesp, bem como em um dos e-mails com a confirmação da troca do hidrômetro.
Nos e-mails trocados entre o criminoso e a consumidora constam vários agendamentos para atendimentos presenciais, mas no dia marcado os atendimentos eram cancelados. O criminoso orientou a vítima a não pagar os valores referentes ao acordo firmado com a Sabesp.
“No último e-mail a consumidora informou que recebeu um código de barras para pagamento, o que causou estranheza, pois havia a informação para pagar somente as contas a partir de janeiro de 2023”, completa Doroti.
Ao digitar o código de barras, foi constatado o valor de R$ 3.000,00 tendo como beneficiário uma Instituição de Pagamento, com o CNPJ 30.723.871/0001-02, em nome de Laysa Alves Soares da Silva, CPF 184.577.437-08.
“É importante alertar os munícipes caso recebam algum documento com esses dados”, afirma Doroti. “O Procon está à disposição dos consumidores em diversos canais. Caso identifique práticas duvidosas no atendimento, cabe ao munícipe acionar esses outros meios de contato e sanar suas dúvidas. Seguimos realizando nosso serviço com responsabilidade para solução de problemas de consumo, com interlocução direta entre consumidores e fornecedores”, completa.