Consórcio ABC participa de reunião com governador para discutir situação econômica e social durante pandemia

No encontro, realizado por meio de videoconferência, equipe técnica do Estado apresentou plano que prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quarta-feira (29/4), de reunião com o governador João Doria para debater a possibilidade de reabertura gradual dos serviços não essenciais após 10 de maio, sendo que uma possível mudança depende diretamente da redução da taxa de leitos ocupados e da evolução da curva de crescimento da doença. O encontro, realizado por meio de videoconferência, contou com participação de prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante a reunião, foram divulgadas informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19). Em seguida, a equipe técnica do governo apresentou o plano que prevê a flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado, com possibilidade de reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais a partir de maio.

O governador ressaltou que, juntos, os municípios vão superar a crise. “Vamos seguir rigorosamente a quarentena até o dia 10 de maio, até mesmo porque o nosso sistema inteligente tem indicado queda na taxa de isolamento em algumas cidades da região metropolitana”, afirmou Doria.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, levou para a reunião a preocupação dos sete municípios com a regulação dos leitos de terapia intensiva para tratar os pacientes com o novo coronavírus.

“A situação da epidemia é muito grave. Estamos no limite, mesmo após os municípios da nossa região terem inaugurado hospitais de campanha e aberto novos leitos”, afirmou Maranhão.

Também participaram da videoconferência os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, de Diadema, Lauro Michels, de Mauá, Atila Jacomussi, e de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

No Palácio dos Bandeirantes, estavam presentes os secretários estaduais Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além da economista Ana Carla Abraão, membro do Comitê Econômico.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, acompanhou o encontro na sede do governo estadual, também representando o Centro de Contingenciamento do coronavírus e o Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems).