Correr é um esporte que exige força de vontade e dedicação. A prática desse treino é extremamente vantajosa para o corpo: há liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer), aumento da disposição, prevenção de doenças respiratórias e cardiovasculares, diabetes e osteoporose, fortalecimento dos músculos e melhoria na qualidade do sono. Além disso, a corrida pode ser uma excelente aliada na perda de peso.
Apesar de tantos benefícios, muita gente ainda carrega algumas dúvidas sobre esse tipo de exercício. Para ajudar você a se informar e saber exatamente as vantagens e desvantagens da atividade, desvendamos cinco mitos e verdades sobre a corrida. Confira!
- 1. Essa atividade física detona o joelho?
DEPENDE. Os danos nas articulações podem acontecer no caso de pessoas com pré-disposição à doenças ósseas ou em excesso de peso. Para evitar esses problemas, é fundamental fazer adequadamente os aquecimentos e prestar atenção no tipo de tênis que você irá usar. Diversas marcas, como a Mizuno, oferecem modelos específicos para corrida, que irão oferecer o amortecimento adequado para garantir conforto e segurança na hora da atividade.
- 2. A corrida ajuda a combater a depressão?
VERDADE. Como já dito antes, a corrida libera endorfina, tornando-a totalmente recomendada e indicada no tratamento contra a depressão.
- 3. Cãibra significa falta de potássio?
MITO. Falta de potássio, na verdade, é o último dos problemas. A cãibra está relacionada à baixa hidratação, excesso de esforço, falta de alongamento e níveis baixos de sódio e magnésio.
- 4. Grávidas podem realizar esse treino?
DEPENDE. Normalmente, os médicos indicam que as futuras mamães pratiquem atividades físicas mais leves, mas, no caso de mulheres acostumadas a esse tipo de exercício, a prática pode continuar. No entanto, é preciso ter cuidado, pois o exercício, durante a gravidez, libera hormônios que afrouxam as articulações, deixando a pessoa mais suscetível a lesões.
- 5. Corrida é melhor que caminhada?
MITO.A classificação de um exercício depende muito dos objetivos de quem os pratica. Para quem deseja melhorar a qualidade de vida e se manter saudável, ambos têm os mesmo benefícios, pois contribuem para o fortalecimento muscular e para um melhor condicionamento físico. Já para quem perder peso, a corrida queima mais calorias, mas a caminhada tem a vantagem de não sobrecarregar as articulações.