Os 5 principais calmantes naturais
A fitoterapia fornece recursos para conseguirmos lidar melhor com as cada vez mais incidentes doenças emocionais – cujas consequências se estendem a todas áreas de nossas vidas: pessoal, profissional e afetiva.
“Existem diversos fitoterápicos com efeitos calmantes, ou ansiolíticos naturais, conhecidos desde o tempo de nossos antepassados”, afirma o Dr. Debski.
Veja a seguir 5 fitoterápicos com efeitos no sistema nervoso, cérebro e emoções e seus respectivos mecanismos de ação que os definem como calmantes naturais
1) Valeriana
De acordo com evidências e estudos clínicos, o extrato de Valeriana Officinalis atua com os receptores de serotonina e de melatonina, relacionados ao sono, cognição e à modulação do relógio circadiano, que nada mais é do que a resposta do organismo aos ciclos vitais durante as 24 horas do dia e também popularmente chamado de biorritmo. Tem efeito ansiolítico, moderador do humor, relaxante muscular, antiespasmódico e facilitador do sono.
2) Passiflora
A Passiflora Incarnata é o nome científico da passiflora ou flor-da-paixão. Quem não está ligando o nome ao calmante natural vale a informação: a planta nada mais é que a flor da mesma árvore que dá a fruta maracujá, o velho conhecido entre os remédios caseiros para acalmar os nervos. E se a fama ficou com o fruto, é a florzinha que desempenha um papel de ansiolítico e até de apaziguador de problemas estomacais, como úlceras e gastrite. Sua atuação é direta nos receptores de GABA (ácido gama-aminobutírico), componente químico responsável pelo equilíbrio da agressividade e bom funcionamento do sistema nervosos central.
3) Raiz de Ouro
O extrato da flor raiz de ouro, cujo nome científico é Rhodiola Rosea, tem propriedades moduladoras da resposta ao estresse. “Em sua constituição foram encontradas e isoladas muitas substâncias ativas como flavonoides, terpenoides, ácidos orgânicos e taninos, dentre outras”, diz o Dr. Debski. Seu uso aumenta a capacidade de proteção do organismo contra diversos causas de estresse físico, como os radicais livres, o frio e atividade física intensa. Este calmante natural ainda aumenta a capacidade física e diminui a fadiga, funcionando como estimulante.
4) Kava-kava
O extrato de Kava-kava (Piper Methysticum) foi descoberto por fazer parte de uma bebida usada em cerimônias nas Ilhas do Pacífico, tendo uma presença social na Polinésia semelhante a do vinho na França. A partir dos efeitos relatados por quem experimentou a bebida, chegou-se a resultados clínicos que associam a planta a propriedades relaxantes, de efeitos semelhantes aos do álcool. Passou a ser usado como calmante natural quando vários estudos descobriram que a kava-kava pode ser útil no tratamento da ansiedade, insônia e distúrbios nervosos relacionados a estes males.
5) Melissa
A planta Melissa Officinalis é usada há várias gerações como calmante natural e suas propriedades hoje são endossadas por estudos clínicos. Consumida frequentemente em chá ou cápsulas de medicamento suplementar, a melissa tem sido usada em substituição a antidepressivos alopáticos. Além se funcionar como ansiolítico, o ácido rosmarínico presente na planta tem sido apontado em pesquisas como promessa no tratamento de vítimas de acidente vascular cerebral.
Fonte: A revista da mulher