Confira algumas dicas para elaborar um arquivo objetivo e certeiro para o mercado de trabalho

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No começo do ano muitas empresas abrem processo seletivo em busca de talentos. Mas, para concorrer às vagas, é preciso, antes de mais nada, de um bom currículo. Afinal, é ele o responsável pelo primeiro contato entre candidato e empregador. E, em meio ao recebimento de tantos arquivos, os recrutadores precisam ser seduzidos por um material bem estruturado que desperte interesse sobre o candidato.

Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas do pessoal da Catho e do LinkedIn para você elaborar um currículo completo e eficiente que te ajudará no primeiro passo em busca de um novo emprego.

Vale lembrar que todas as informações inseridas devem ser verídicas, uma vez que você poderá ser testado a qualquer momento e em qualquer habilidade descrita no arquivo.

Confira na lista abaixo algumas dicas:

  1. O arquivo deve ter, no máximo, duas páginas. Não faça descrições genéricas de si mesmo. Pouca objetividade e excesso de informações de baixa relevância estão entre os erros mais comuns.
  2. Estão entre os tópicos essenciais a um currículo:
  • Dados pessoais: além de nome completo, idade e estado civil, não se esqueça de incluir seus contatos, como telefone e e-mail.
  • Objetivo profissional: seja direto, indicando sua área de interesse
  • Formação acadêmica: insira o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).
  • Experiência profissional: cite o nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atividades. Este é o item chave para o recrutador. Seja objetivo, mas capriche! É por meio dele que será feita uma primeira avaliação do seu potencial para a vaga.
  • Idiomas / Informática: cite apenas aqueles que estuda/estudou e seu nível de conhecimento em cada um deles.
  • Cursos: cite somente aqueles que têm relação com a área da oportunidade em questão.

    3. Algumas vagas exigem o envio de foto. Se for o seu caso, tome cuidado, pois há muitos profissionais que escolhem equivocadamente a imagem de apresentação, como, por exemplo, com roupas ousadas ou muito informais

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