Durante o verão, a busca por um aparelho de ar-condicionado é mais frequente por conta das altas temperaturas que os ventiladores já não dão mais conta de amenizar. E a lei de oferta e demanda entra em ação: quanto mais pessoas interessadas em comprar um equipamento de ar-condicionado, mais caros ficam esses aparelhos.
Conforme os meses de temperaturas mais amenas vão chegando, o interesse de compra do consumidor se transfere a outros itens, e os aparelhos de ar-condicionado tendem a ficar esquecidos nas prateleiras das lojas e nos estoques dos e-commerces.
Com a procura muito mais baixa do que nas estações quentes, os preços caem graças às promoções e descontos que as lojas tendem a fazer para acabar com o estoque mais rapidamente e ampliar as vendas.
Pensando nisso, adquirir um ar-condicionado nas estações de outono e inverno pode ser muito vantajoso, tanto pelo preço dos equipamentos como pela rapidez da instalação e maior variedade de produtos à escolha do cliente.
Acredita-se que a diferença de preço dos aparelhos vendidos no verão e no inverno chegue aos 20%. Modelos com potência de 9 mil BTUs, no verão, custam em média R$ 1.500. Já durante o outono e inverno, é possível encontrar o mesmo equipamento custando R$ 350 a menos.
Escolha certa e instalação rápida
No verão, é comum ver produtos esgotados e precisar lidar com uma espera de meses para ter o seu ar-condicionado funcionando em casa. O preço mais baixo representa um dos grandes atrativos ao adquirir o seu aparelho de ar-condicionado no inverno – mas a rapidez na instalação do equipamento e a possibilidade de escolher o produto com mais calma também estão entre as vantagens da compra fora de temporada.
A variedade de produtos com descontos disponíveis no mercado de ar-condicionados é muito maior durante o inverno. Graças a isso, o consumidor consegue escolher o equipamento ideal para a sua residência ou local de trabalho de forma mais adequada, levando em consideração a circulação de pessoas, incidência de luz solar e tamanho do ambiente.
Se a compra fosse feita durante o verão, muito provavelmente a avidez por não querer mais passar calor ofuscaria todas essas ponderações, e a aquisição poderia não satisfazer tão bem o cliente a longo prazo.
No que diz respeito à instalação do aparelho, em períodos de alta temporada, o agendamento da visita de um instalador é muito concorrido, e a espera é sempre maior do que se gostaria. Além disso, os preços cobrados pelo serviço são mais altos.
Com a compra feita em períodos de baixa temporada, além de ter um instalador de prontidão para equipar a sua casa com o aparelho poucos dias após a aquisição, ainda é possível economizar com os valores do serviço, que geralmente estão bem abaixo do que é praticado durante a alta temporada de calor.
Função aquecer é vantagem na compra
Além de estar preparado para os dias de calor que estão por vir no próximo ano, quem compra um aparelho com função dupla de aquecer e resfriar e o instala durante as estações mais frias, pode deixar a residência mais aconchegante e confortável mesmo durante o frio.
Aquecedores tendem a subir de preço durante o período entre o outono e o inverno e, se colocado na ponta do lápis, o investimento em um deles e também em um ar-condicionado que apenas resfria não compensa a longo prazo.
Manter o ar de casa aquecido com o equipamento, além de deixar todos mais confortáveis, auxilia na manutenção da boa qualidade do ar, que tende a decair em umidade durante os períodos frios do ano.